Algumas dicas e uma bela mensagem a você, PAI DE VERDADE!

Algumas dicas e uma bela mensagem a você,

PAI DE VERDADE!




Embora o dia dos pais seja aquela data utilizada mais como celebração da paternidade, também podemos enxergá-la como um momento para repensar a forma como educamos, criamos nossos filhos e para potencializar o seu bom desenvolvimento.


Não é fácil criar, não é fácil educar e, por isso, selecionamos sete frases, dedicadas exclusivamente a você que exerce a função paterna de verdade (seja um pai consanguíneo ou não), que podem trazer ensinamentos valiosos para a criação deste filho (ou filhos) que você tanto ama:


1. A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar (respeitar) a mãe deles. (Theodore Hesburgh)

Todos nós somos formados por vivências. E desde a infância, isso já acontece. Por isso, é importante que as crianças cresçam em um ambiente saudável. É no núcleo familiar que ela inicia o aprendizado de como se relacionar com o mundo externo e com as outras pessoas, sendo de suma importância o cultivo do bem-estar e os laços amorosos, paternais e domésticos. Independente de estarem juntos ou não, um pai que respeita a mãe de seus filhos e prioriza um bom convívio com a mesma, aumenta as chances de uma formação psíquica mais saudável e de um futuro melhor para a sua prole.


2. Não é carne nem o sangue, é o coração que nos faz pais e filhos. (Friedrich Schiller)

Existem características muito mais importantes na relação entre pais e filhos do que a semelhança física. É necessário lembrar que o ponto mais valioso em qualquer vínculo é o amor. O que realmente importa é a qualidade do vínculo, a vontade de ensinar, de cuidar e de aprender junto. A paternidade e maternidade são construídas, de fato, pelo coração, e não através do sangue.




3. Ser pai é plantar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação. (Anônimo)

Por mais que seja difícil, é necessário impor limites às crianças, para que elas tenham um desenvolvimento saudável. Existem diversos fatores que influenciam em nossa formação e por isso, é importante conversar e entender o universo de quem amamos, para que possamos estabelecer regras que lhe tragam segurança.

Para isso, é indispensável conhecer não apenas a trajetória de vida dos filhos, mas também a personalidade deles. Faça isso sem recorrer ao autoritarismo e sem diminuir a sua afetividade. Como dizia Che Guevera: "é preciso ser duro, sem jamais perder a ternura".


4. Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. (Anônimo)

Ser pai é um constância entre erros e acertos, que vão aperfeiçoando, dia após dia, o nosso papel e tais experiências ajudam a guiar os nossos filhos. Porém, acima de tudo, é imprescindível que sempre sejamos sinceros sobre nossas motivações com os pequenos.

As crianças conseguem perceber a mentira e se sentem inseguras com isso. Muitas vezes, a verdade é até mais difícil para os pais, do que para o filho, contudo, por mais que seja duro compartilhar determinados assuntos, a verdade só traz vantagens.

Uma criança que recebe verdades dos responsáveis, além de ser mais segura, também aprende a não mentir. Atentando-se para a idade e aos sentimentos dos filhos, é possível manter o amor e o carinho mesmo nos momentos mais delicados e difíceis.




5. Alguns heróis não têm capas, eles são chamados de pais. (Anônimo)

A infância é um momento frágil, onde se está começando a conhecer a vida, com todas as suas tonalidades e, por isso, as figuras paterna e materna acabam se tornando um símbolo de proteção e orientação. Aos olhos dos filhos, eles  estão sempre prontos para sanar qualquer adversidade, tal como fazem os super heróis...

É delicioso sentir isso, mas, não deixe que esta vaidade oculte a sua humanidade. Sempre que preciso for, deixe claro ao seu pequeno que todos somos seres humanos, propensos a erros e acertos, carregando conosco defeitos e qualidades.


6. Às vezes é o homem mais pobre que deixa aos seus filhos a herança mais rica. (Anônimo)

O legado humano vai muito além dos bens materiais que ele adquire. As experiências subjetivas e os próprios sentimentos são fatores que determinam a visão da sua trajetória. Por isso, nada de se sentir culpado caso não consiga dar tudo o que gostaria aos seus filhos... É no amor e nos valores sentimentais que residem os maiores tesouros do homem. 


7. Imagine o filho que você quer ter, para imaginar o pai que você deve ser. (Moisés Doxos)

Quando imaginamos o futuro de nossos filhos, acabamos projetando os nossos ideais neles. Por isso, é comum que muitos pais queiram que os pequenos sejam o que eles considerem o melhor... 

Nada de cair nesta armadilha! Esteja atento para não impor os seus desejos para o futuro do seu filho. É ele quem deve assumir a própria trajetória quando este momento chegar. Se você se projetar no seu filho e forçar a barra para que ele siga um caminho que não é dele, nenhum dos dois será feliz. 

Ele não fará direito nem o que você quer e deixará de fazer aquilo o realmente quer. Portanto, respeite a individualidade das crianças, para que elas cresçam com bons valores e com a sua própria identidade.




E com estas frases e reflexões, fechamos a nossa homenagem a todos que exercem ativamente a sua paternidade. Elas podem bons complementos ao seu papel e fazer pensar sobre em como anda a sua presença e importância na vida diária do filho... Vale ressaltar que nada pode ficar no meio da relação entre pai e filho, devendo estes pequenos serem a sua prioridade. 


Fica o recado a todo e qualquer pai: não se torne em um mero progenitor... Se você for casado, continue mantendo os laços e se você for separado, não se perca na ideia de que a obrigação paterna consiste somente nos dias instituídos pela lei ou pelo preto no branco da pensão alimentícia. A responsabilidade com o filho vai muito além do que isso...


Tenha isso em mente, faça a sua parte e garanta a possibilidade de um bom futuro aos seus filhos. Tanto eles, como você, só tem a ganhar! Não se esqueça, jamais, disto.


Obs: texto inspirado na matéria escrita por Kalel Adolfo, no site Minha Vida.


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725

Atendimento on line


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário