O que fazer nos momentos de crise de ansiedade?

O que fazer nos momentos de crise de ansiedade?


Até pode parecer cansativo falar de ansiedade, mas, infelizmente, ela é um dos sentimentos mais comuns nestes tempos de COVID-19 e isolamento social.

Temor pela nossa saúde, temor pela nossa vida; a insegurança dos dias atuais; a insegurança dos dias futuros. Tudo isso em conjunto com as mesmas preocupações pelas pessoas que amamos, nos afeta e acentua ainda mais nossos medos e angústias, podendo ocasionar em crises de ansiedade...

Para uns é relativamente fácil de controlar, enquanto que para outros, estes momentos são extremamente dolorosos e parecem não ter fim...

Ficam, portanto, algumas dicas que podem ser grandes aliadas para estes momentos e nos ajudar a controlar as crises de ansiedade:

- Controle a sua respiração: este exercício diminui a aceleração dos batimentos cardíacos e minimizam a sensação de pavor ocasionada pela crise

- Movimente-se ou faça alguma coisa que você goste: ocupar a mente com alguma tarefa ou atividade prazerosa, desvia a atenção, acalma e alivia a tensão.

- Tire o foco dos pensamentos ansiosos: rebata as sensações desconfortáveis com positividade e com racionalidade.  Questione se o que você está sentindo faz algum sentido.

- Converse com alguém: dividir os sentimentos e verbalizar a dor ajudam a aliviar e diminuir a angústia.

- Conecte-se com a natureza: olhar para o céu, uma planta ou um espaço cercado de verde traz bem estar e, portanto, alivia e acalma a alma.

- Escolha músicas para ouvir: aquelas que você gosta e que costumam te deixar mais relaxado.

- Use afirmações positivas e diga a si mesmo que estes episódios sempre passam.

A tarefa não é fácil, mas, podemos vencer estas crises. É Preciso entender que uma vez que as crises se instalam, o processo de combate e controle, na maioria das vezes é lento e demorado.

Portanto, é bom ter em mente que, embora os episódios ansiosos surjam de uma hora para a outra, o processo de controle das mesmas, infelizmente, não é assim... Só serão vencidos e derrubados dia a após dia, luta após luta, um passo de cada vez... Serão combates constantes, que e em muitas vezes a força vai parecer nos faltar! 

MAS ACREDITE: VOCÊ PODE VENCER! POR MAIS DIFÍCIL QUE PAREÇA É PRECISO PACIÊNCIA, RESILIÊNCIA E PERSEVERANÇA... NÃO DESISTA! 

E Caso te pareça difícil e sem solução, saiba que você não precisa enfrentar tudo isso sozinho. Procure ajuda especializada... A terapia pode ser a solução! Pense nisso! Terapia faz bem... Terapia transforma vidas! 


Psicologo Jansen Sarmento
CRP: 05-38624
(21) 99131-6295
Atendimento ON LINE

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Unknown
Administrador
28 de abril de 2021 às 12:17 ×

Eu não sei controla minha ansiedade toda hora eu choro mim da vontade de mim cortado direto eu não consigo controlar isso dentro de mim 😣

Parabéns Unknown
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário