Angra: ah, bela Angra dos Reis... Deixem-se seduzir por ela!

Angra: ah, bela Angra dos Reis... Deixem-se seduzir por ela!

Mirante dos Três Reis Magos - Praia do Anil

Eis aqui uma cidade complexa: a fama de Angra dos Reis corre o Brasil! Ela é a queridinha dos ricos, famosos e poderosos que ostentam suas ilhas particulares ou mansões a beira mar... Até seu nome tem estirpe: soa nobreza e aristocracia...

Cais de Santa Luzia - Centro

Mas, ao mesmo tempo que ela possui uma aura nobre, conclamando riqueza e luxo, deixando muitos ávidos por conhecer seus encantos, justamente por trazer a ideia de carestia e sofisticação, ela também tem a maldição de afastar seus possíveis visitantes, por conta do medo ou receio de não terem "bala na agulha" para aproveitar os prazeres que o dinheiro pode comprar...

Vista da Estrada do Contorno

Marcas Exclusivas 728x90

Apesar de toda a aura pomposa que paira sobre ela, a verdade é que ao se deparar com o Centro da mítica cidade, a o primeiro sentimento que se sente é o de decepção, visto que tanto as novelas, como as revistas de viagem mostram apenas o lado glamouroso e chique de suas ilhas e dos super condomínios, não apontado o crescimento desordenado e sem planejamento do qual a cidade foi vítima...

Centro de Angra dos Reis ao fundo - Vista da Estrada Rio-Santos

Bom, talvez muita gente não saiba, mas, Angra é uma das cidades mais antigas do país... A região foi descoberta pelos portugueses em 1502 e colonizada 54 anos mais tarde. Ela é bem mais velha, inclusive, que sua vizinha Paraty, internacionalmente famosa pela preservação do seu belíssimo casario.

Um pouco do Centro Histórico de Angra

Feriados 728x90

Seu Centro Histórico que deveria ser tão ou mais rico do que de tantas outras ilustres cidades, conhecidas pela arquitetura preservada, foi descaracterizado e destruído ao longo dos anos por governantes e proprietários que não souberam valorizar a história da cidade, sobrando assim, poucos resquícios (contudo muito importantes) de suas construções coloniais.

Convento de N. Sra do Carmo e um dos casarios antigos da cidade.

Convento N. Sra do Carmo

Atualmente, não existe uma política efetiva de valorização do vasto patrimônio material e imaterial do município e, infelizmente (ou felizmente), a estonteante Ilha Grande é o principal pólo turístico da cidade. Em decorrência da falta de um plano de ação turístico eficaz por parte dos órgãos governamentais, os encantos existentes no continente foram ofuscados e a cidade é vista, nos dias de hoje, como um mero ponto de passagem para a famosa ilha...

Igreja da Matriz
  Sunny vacation 4

E é uma pena perceber que não existe exagero nesta minha concepção... A maioria dos turistas de Angra não tem interesse em conhecer sua rica história e dos seus momentos de ascensão e decadência ao longo dos séculos. Poucos são os que se interessam em conhecer seus casarios, a herança do Brasil Colônia e as tradições herdadas pelos povos que nela habitaram.

Um pouco do Centro Histórico de Angra

Angra tem muito para mostrar: as praias do continente são lindas! Sua natureza é tão ou mais exuberante que a existente Ilha Grande! A cidade possui sítios arqueológicos impressionantes, estradas coloniais, edificações históricas singulares, heranças europeias, indígenas e negras que até hoje estão presentes na vida cotidiana e cultural da cidade...

Vila da Militar da Marinha

Angra é como um diamante a ser lapidado, um tesouro dos primórdios do nosso país que ainda não é tratado como tal... Ela merece e deve ser conhecida e desbravada em toda sua plenitude! Esqueçam a primeira impressão, seja a de cidade inalcançável da realeza ou a impressão de um município desajeitado, desorganizado e se joguem de peito aberto nesta viagem! A rainha de Costa Verde é bela, encantadora e tem muita coisa para lhes apresentar e contar... Deixem-se seduzir por ela!

Praia Grande; uma das movimentadas da região

Quer saber mais de Angra dos Reis? Pode me perguntar que eu te conto tudo! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

13 comentários

Clique aqui para comentários
Helana Ohara
Administrador
13 de setembro de 2017 às 10:53 ×

Oi, Angra é uma cidade tão histórica ♥ Reflete isso nas construções né?
Tenho uma colega de blogue que mora lá e sempre diz que preciso visita-la.
Uma pena que a galera vai para lá e não quer conhecer a história, sério fiquei chocada.

Responder
avatar
Unknown
Administrador
13 de setembro de 2017 às 11:52 ×

Olá!
Belas fotos e bons comentários. Eu sempre tenho essa impressão das cidades praianas. A orla tende a ser caracterizada de uma forma que não representa a realidade da população local, assim formando duas cidades: a cidades dos turista e outra a cidades dos moradores.

Responder
avatar
13 de setembro de 2017 às 12:31 ×

gostaria mto de conhecer Angra, até mais que a capital... Paraty tbm tá na lista dos sonhos hehehe adoro cidades antigas, históricas e afins... mas preciso juntar uma graninha... ver essas photos me deixou ainda mais encanada com o que a cidade pode me oferecer... parabéns pela postagem e por mostrar um pouco da cidade pra gente...
bjs ^^

Responder
avatar
13 de setembro de 2017 às 15:57 ×

Sim, Helena! Angra é uma cidade muito bonita e com muita história para contar... Pena que nem todos saibam e que os governantes que por ela passaram tenham optado por não valorizar toda a sua história!

Responder
avatar
13 de setembro de 2017 às 16:00 ×

Obrigado, Rodrigo! Boa colocação: existe a realidade do turista e a dos moradores na maioria das nossas cidades praianas...

Responder
avatar
13 de setembro de 2017 às 16:02 ×

Obrigado, Valéria! Paraty e Angra são duas cidade lindas e interessantíssimas! Antes de vir, procure conhecer um pouquinho mais da história de ambas que seu encantamento será ainda maior!

Responder
avatar
Blog Livre Lendo
Administrador
14 de setembro de 2017 às 15:53 ×

Sempre achei o nome Angra do Reis muito impactante mesmo, mas nunca parei para pesquisar a respeito ou mesmo planejar uma viagem para lá. Gostei de saber que a cidade não é só para ricos e famosos e que apesar de não muito bem cuidado, há também um centro histórico, algo que gosto muito =)
Obrigada pela dica!

Responder
avatar
Mari
Administrador
14 de setembro de 2017 às 21:39 ×

Essa cidade parece maravilhosa mesmo, não conheço Angra, mas tenho vontade.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos

Responder
avatar
Jonas Henrique
Administrador
15 de setembro de 2017 às 17:34 ×

É um lugar maravilhoso! É um dos destinos turísticos do Brasil que quero conhecer.

Responder
avatar
Josy Souza
Administrador
15 de setembro de 2017 às 17:35 ×

Que belas imagem! Só por elas já da aquela vontade de se inserir na imagem. Também acho o nome impactante, guarda um certo teor histórico, né? Gostaria de conhecer.
Beijos

Responder
avatar
Além de 50 Tons
Administrador
18 de setembro de 2017 às 14:12 ×

Oi Jansen!!
Que fotos lindas!! Eu confesso que não sabia nem metade do que você relatou aqui. Eu já fui à Angra algumas vezes, mas sempre em grupos que queriam aproveitar as praias. Aquela região (Angra/ Paraty) é estonteante!!
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/

Responder
avatar
Thai Santos
Administrador
30 de setembro de 2017 às 16:29 ×

Gente, mas que lugar bonito O.O
Amei as fotos e as paisagens, se um dia eu tiver chance vou querer ir lá ><

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
1 de junho de 2021 às 18:42 ×

Jansen, parabéns pela sua viação!! a 4 anos morando em Angra a trabalho, natureza maravilhosa como todo o estado do Rio de Janeiro. Pena, as suas palavras, me desculpe a falta de respeito tal vez, mais devo fazer das suas palavras as minhas. É uma triste realidade, tal vez com uma intenção de ocultar um paraíso a ser desfrutados por poucos, deixando assim denotado uma época de feudalismo (o castelo e a plebe ao redor dele). E isto acaba refletindo nos seus moradores deixando cair a qualidade em todos os sectores. Continuaremos trabalhando para e por um Angra dos Reis melhor a cada dia e assim ser e representar uma verdadeira Rainha da Região.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário