Não tente mudar o outro; mude você!

Adolescência: a fase mais complexa do ser humano

Adolescência: a fase mais complexa do ser humano



Período de transição entre a infância e a vida adulta, a adolescência é a fase mais complexa do desenvolvimento humano, sendo caracterizada por transformações físicas, mentais, emocionais, sociais e sexuais. É uma fase de transições e descobertas, onde o indivíduo começa a encontrar o seu lugar no mundo.

Ela se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina com a consolidação do crescimento e da personalidade do subeito, que com a chegada da idade adulta vai obtendo, progressivamente, a independência econômica e a integração com o seu grupo social.

É a fase da procura pela própria identidade, do questionamento das regras e limites impostos e da instabilidade emocional, onde a urgência de crescer o mais rápido possível se impõe.

Para os pais, a adolescência geralmente se transforma em um desafio diário, pois nesta fase a identificação parental perde espaço e, por isso, os conflitos são enormes, pois o adolescente tende a negar ou rejeitar (e se rebelar) o domínio de seus responsáveis. 


É importante pontuar que tais conflitos e instabilidades são, na realidade, um processo de ajuste e de construção identitária, onde o adolescente procura se adaptar ao seu mundo e, uma vez adaptado, os arroubos e intempéries da fase diminuem ou até mesmo se dissipam.

Nesta fase é necessário mostrar ao adolescente que a família é um lugar de proteção e segurança, onde ele pode se expressar e ser ouvido; lugar onde ele é amado e respeitado; lugar onde, apesar dos limites e regras que são impostas, ele encontra todo o apoio que precisa... É importante mostrá-lo que a família (tradicional ou não) é o lugar onde ele se tornará um adulto de verdade!

E você, senhor responsável? Em seu relacionamento consegue mostrar ao seu filho que a família é este lugar? Consegue mostrar que você é este porto seguro? Caso não esteja conseguindo, é sinal de que algo precisa mudar e terapia pode te ajudar com isso. Pense nisso!

Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725 - 99131-6295
Atendimento ON LINE, Presencial e Domiciliar.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário