Ciúmes e seus tipos

Ciúmes e seus tipos


O ciúme é um dos sentimentos mais presentes na natureza humana, vivenciado ainda no início do desenvolvimento de uma pessoa, podendo ser entendido como uma perceção da falta de exclusividade afetiva por parte da pessoa amada... 

Esta sensação se dá, ainda na tenra infância, na relação com a figura materna e a entrada de uma terceira pessoa (a figura paterna), ocasionando em sentimentos ambivalentes na criança, que por um lado quer ampliar sua relação com o mundo externo, mas por outro, teme perder exclusividade que tem com a mãe.

É evidente que tais sentimentos tendem a ser socializados com o amadureci ummento da criança, mas, deixam uma marca que vai acompanhá-la, tornando o ciúme um sentimento próprio do indivíduo, por toda sua trajetória de vida.

Apesar de ser uma sensação que nos divide e nos coloca no dilema entre o querer mais atenção (ou exclusividade) e a condenação pela cobrança excessiva, o ciúme pode ser um grande aliado no fortalecimento e na manutenção de uma relação.

Mas, esta mesma força que pode dar vida e movimentar um relacionamento, também pode se tornar um entrave e chegar a níveis extremos, causando danos irreparáveis (até mesmo a morte) às pessoas envolvidas...

Vários são os níveis do ciúme e as reações são inúmeras, que podem ir de um simples momento de birra a um conjunto de emoções que vão desde o pânico à raiva descontrolada, culminando em términos abruptos ou até mesmo em crimes passionais... 

Para lidar com esse sentimento tão ambíguo é preciso compreendê-lo e identificar os fatores da sua causa. Portanto, ficam algumas dicas que podem te ajudar a conviver com ele: 

- Seja honesto e converse com o seu par sobre os motivos que te levaram a um momento assim; diálogo é sempre o melhor caminho. 

- Busque saber em que momentos o ciúme surge, avaliando a si mesmo e suas próprias reações, para que assim você aprenda a lidar com elas.

- Não se esqueça que a baixa autoestima é uma grande sabotadora dos relacionamentos; valorização e amor próprio são fundamentais.

Caso seu ciúme esteja num patamar difícil de se controlar, está na hora de procurar auxílio especializado: a terapia  é o caminho. Pense nisso! 

Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 99131-6295
Atendimento On Line, Presencial e Domiciliar.



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário