Para refletir: você aceita e respeita o modo de viver do seu próximo?

Para refletir: você aceita e respeita o modo de viver do seu próximo?



Aceitar e respeitar as singularidades da personalidade humana não são duas tarefas das mais fáceis. Os pensamentos, opiniões, atitudes e posturas são os mais diversos e em muitas vezes é difícil engolir o que vimos e ouvimos do nosso próximo.

Contudo é imprescindível o exercício contínuo do respeito e de se colocar no lugar do outro para, pelo menos, não cometermos o erro do julgamento e da imposição de nossas crenças pessoais sobre a vida daqueles que nos cercam.

Que tenhamos em mente que não nos cabe dizer a alguém o que é certo ou errado. Que não nos cabe obrigá-los a agirem de acordo com os nossos ideais de vida! Não nos compete passar por cima da opinião alheia, nem pensar que a nossa verdade é única e exclusiva.

Liberdade é fundamental! Liberdade é primordial! Liberdade não é válida somente para você! Tomar a direção da própria vida é um direito de todos nós, que merece ser respeitada, por mais que achemos ou saibamos que seu condutor esteja indo numa direção contrária...

Se for o caso, dê sua opinião e tente mostrar suas idéias; diga que, ao seu ver os passos deste alguém com que você convive não está indo para um lado muito bom e que o resultado deste caminhar pode ser desastroso, contudo, a decisão do que fazer não é sua! Não lhe compete dar freio ou obrigar os rumos de um caminho que não é o seu.

Ao invés de tentar ser o líder condutor da vida alheia; que tal administrar a própria vida? Que tal se preocupar consigo mesmo para refletir e aparar as arestas da própria vida? Lembre-se que, quando nos importamos muito com o outro, acabamos por esquecer a pessoa mais importante da nossa vida; ou seja, de nós mesmos.

Vale a pena pensar com carinho e avaliar seu estilo e modo de vida... Caso você esteja se preocupando mais com o seu próximo e deixando a próprio caminhar de lado, está na hora de mudar isso! Pessoas preocupadas consigo mesmas vivem melhor e tem menos tempos para criticar e julgar o seu próximo.

Caso você perceba que esteja numa situação do tipo e não consegue mudar, vale a pena refletir sobre a busca de um auxílio especializado para mudar a própria vida... A terapia pode ser a solução. Pense nisso!

Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 99131-6295
Atendimento ON LINE, Presencial e Domiciliar.



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário