Sobre a criança que reside em nós (e influencia toda a nossa vida adulta)

Sobre a criança que reside em nós (e influencia toda a nossa vida adulta)



O saudoso Contardo Calligaris dizia que a vida adulta é bem menos adulta do que parece e que ela é pilotada por restos e rastros da infância... E esta bela citação da escritura Lya Luft diz muito bem de onde viemos e de como somos construídos...


Somos construções "falhadas" e imperfeitas, que tiveram como base os sentimentos e tratamentos percebidos através de uma interpretação, oriunda da imaturidade da infância e também pelos efeitos recebidos por quem nos criou, sendo eles influenciados por suas questões psiquicas e pelo aprendizado que possuiam na época.


Crescemos numa mistura daquilo que recebemos das nossas figuras maternas e paternas, do mundo social ao nosso redor e das nossas próprias escolhas, todas vindas da maneira como nos enxergamos e como vemos o mundo...




Infelizmente, em muitos casos, essa mistura deixa feridas que podem afligir a nossa alma, comprometer a nossa qualidade de vida e nos levar a viver uma dualidade: uma constante fuga ou uma incessante busca de nós mesmos, em reflexos que nos identificamos ou que gostaríamos de ser...


Só que nem sempre, tal busca dá certo; esbarramos nas nossas idealizações, nos sofrimentos aos quais nos acostumamos e assim vamos, sem nos dar conta, internalizando e normalizando nossas dores.


Há quem consiga lidar com tanta complexidade e jamais sinta a necessidade de pedir ajuda, convivendo bem nesta dinâmica, mas, é um fato que boa parte da humanidade vive meio que perdida, numa busca por felicidade e pelo seu sentido de vida.



Cuidar da beleza faz bem... Cuidar da beleza é Terapêutico! Clique aqui e confira as super promoções da Natura no meu Espaço Digital.


E, é para essas pessoas que a psicanálise pode fazer toda a diferença. Ela nos permite um mergulho e revisitação da nossa história, proporcionando um verdadeiro encontro e alinhamento da nossa criança interior com o nosso eu atual.


Um encontro que acalanta a alma, traz novos olhares, ressignifica a nossa caminhada e que nos reconcilia conosco e o com o mundo...


Caso você se identifique com este texto, vale a pena experimentar! Nunca é demais dizer que a Psicanálise faz bem... Psicanálise transforma vidas! Ela pode transformar o seu jeito de viver! Pense nisso.


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento 

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725 

Atendimento On Line

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário