Bem Estar e Cultura: Sítio Burle Marx, no Rio, é reconhecido como patrimônio mundial, pela Unesco

Bem Estar e Cultura: Sítio Burle Marx, no Rio, é reconhecido como patrimônio mundial, pela Unesco



Legado do paisagista brasileiro, Burle Marx que construiu o seu sítio, que leva o seu nome, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e criou o conceito de jardim tropical moderno, se tornou Patrimônio Mundial da humanidade. O reconhecimento foi dado por um comitê da Unesco no dia 27/07/2021.


O processo de construção de candidatura começou com a inscrição do local na lista de indicações brasileira para Patrimônio Mundial, no ano de 2015 e o dossiê final foi entregue à Unesco em janeiro de 2019. O documento defendia o valor da propriedade como laboratório botânico e paisagístico.




Ainda em 2019, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) fez uma missão de avaliação no Sítio e a visita resultou em um relatório final, que fundamentou a análise do Comitê do Patrimônio Mundial.


A cerimônia de eleição estava prevista para 2020, mas, foi adiada para o ano de 2021 em virtude da pandemia de Covid-19 e foi realizada em Fuzhou, na China, local da reunião do Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 


Com 407 mil metros quadrados, o Sítio Burle Marx abriga uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais. Além de jardins, viveiros de plantas, seis lagos e sete edificações, a propriedade também guarda um acervo museológico com mais de três mil itens, formados por coleções de arte popular brasileira, sacra, cusquenha e pré-colombiana. De acordo com o Iphan, o sítio é a maior e mais importante obra de Burle Marx, recebendo cerca de 30 mil visitantes por ano. 



Roberto Burle Marx é reconhecido mundialmente como um dos mais relevantes paisagistas do século XX e viveu no sítio entre 1973 e 1994. Foram 45 anos reunindo plantas de diversas partes do mundo na propriedade, dentre elas, algumas em risco de extinção e visando o título de patrimônio mundial, o local passou por uma requalificação, recentemente.


Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investiu cerca de R$ 5,4 milhões em intervenções, que começaram em outubro de 20218 e foi concluída em fevereiro de 2021, para valorizar espaços, potencializar ações de pesquisa e ampliar a acesso do público, através de uma parceria firmada entre o Iphan e o Intermuseus, associação civil sem fins lucrativos (Oscip).




O sítio é classificado como uma unidade especial do Iphan e a chancela estabelece um compromisso para manter os valores excepcionais que tornam o lugar de importância para toda a humanidade, tendo como missão sua preservação para as futuras gerações, fazendo dele um espaço para o aprendizado e fomento do conhecimento sobre a natureza, paisagismo, arte e botânica.


No que diz respeito a saúde mental e psicológica, podemos afirmar que o Sítio Burle Marx pode ser um excelente aliado para a construção do saber, aquisição do bem estar e ampliação da qualidade de vida, atuando, assim, como um bom complemento terapêutico para aqueles que visitem as suas instalações.


A natureza acalma a alma, a cultura e o conhecimento fazem bem e a beleza, seja ela arquitetônica ou natural, inebriam o coração. É praticamente impossível que uma ida a um local como o Sítio Burle Marx não deixe o visitante mais leve e animado. Vale a pena se programar e experimentar!




Visitas ao Sítio Burle Marx:

O sítio fica na Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019, em Barra de Guaratiba (Zona Oeste), Rio de Janeiro, RJ. O telefone do espaço é o (21) 2410-1412, e as visitas ao local estão sendo marcadas pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br.


Por conta da pandemia, as visitas estão acontecendo em pequenos grupos, de 3ª feira a sábado, sendo obrigatório o uso de máscaras, higienização das mãos, com álcool em gel e distanciamento.

Ingresso: R$ 10 por pessoa (meia-entrada para adultos a partir de 60 e estudantes).


Arte e Cultura fazem bem... Arte e Cultura são terapêuticos! Culture-se!


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br



Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725

Atendimento on line


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário