Sobre a riqueza que é ter amigos de verdade

 Sobre a riqueza que é ter amigos de verdade




Quem é que não tem um amigo para chamar de seu? Poucos são os que não vêem a necessidade de ter, pelo menos, um irmão de coração e de uma pessoa amiga, para acompanhá-los em sua jornada.


Alguns são mais seletivos, outros mais expansivos, mas, no fim das contas, uma força maior impele o ser humano a uma relação onde a convivência seja mais íntima e fraternal...


Um amor que quebra barreiras e em muitos casos ultrapassa vínculos afetivos parentais e conjugais... Parentes podem abrir mão de nós, patrões podem nos desempregar, paixões avassaladoras podem nos abandonar, casamentos podem se desintegrar, mas o amor de uma amizade verdadeira permanecerá inabalável...





Não que amigos tenham que se manter grudados ao longo da vida; circunstâncias podem separá-los fisicamente, mas, quando a amizade é para sempre, cada reencontro reforça o elo, aquecendo ainda mais a relação entre estes irmãos amados.

Quantos de vocês, em algum instante, já se tornou um terapeuta involuntário de um amigo, onde mesmo sem ter preparação profissional,  conseguiu dar um sopro de alento em um momento psicologicamente delicado de sua vida? Amigos podem sim, em dado momento, causar o mesmo efeito benéfico que uma sessão de terapia tem!





Não que haja a pretensão de comparar ou, muito menos, tirar a importância da terapia na vida de alguém. Também não há o desejo  de afirmar que um amigo íntimo pode agir como analista, auxiliando-o na caminhada árdua do conhecimento de si mesmo.


Não dá para abrir mão da Psicologia! Não tem como dizer que um amigo tudo pode resolver! É fundamental que a terapia esteja presente na vida do ser humano em sua caminhada pela saúde mental, contudo, uma jornada na companhia de um amigo amado torna o percurso menos espinhoso e menos dolorido! 





Vale dizer que compartilhar momentos bons e ruins tornam o dia a dia mais suave e menos sofrido, deixando a vida mais leve e prazerosa. E uma caminhada ao lado de um amigo aumentam as garantias de que chegaremos vencedores ao final do nosso percurso.


Se você é resistente ou avesso a amizades, fica um convite para que tente se desarmar e se abra para experimentar a benção que é ter um irmão de coração. Sinta na pele este privilégio e permita-se receber este amor, que em determinados momentos pode ser até mais forte que o amor paternal e maternal... 

Se você encontrar um amigo para chamar de seu, entregue-se a esse amor. Com certeza você não irá se arrepender!

Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto. (Francis Bacon)





Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento on line
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário