Sobre os perigos do medo de fazer planos...

Sobre os perigos do medo de fazer planos...




Imagine essa situação hipotética: um parente te manda uma mensagem e informa que dentro de um mês está vindo a sua cidade para matar a saudade e passar alguns dias na sua casa, para relembrar os velhos e bons tempos de infância. 


Ao ser saber da notícia, a pessoa ao invés de se alegrar, se incomoda e começa a imaginar os inconvenientes e incômodos que esta visita irão lhe causar... Ora, há quem irá tentar justificar o incômodo, alegando normalidade, mas, não se trata de um parente chato ou "chiclete", mas, sim de alguém de grande intimidade e importância na vida do anfitrião, com uma bela história no passado...


Não estamos falando de um parente sem vínculos ou aproveitador e nem de uma visita acontecendo em um momento difícil. Nesta situação hipotética, a vida financeira vai bem, a residência acomodaria bem o seu hóspede e o tempo permite dar a atenção necessária ao viajante...




Dito isto, o que leva o anfitrião a colocar tantos obstáculos e dificuldades, além do pessimismo, sem conseguir pensar e planejar essa estadia que, em situações normais traria boas expectativas e felicidade a qualquer ser humano?


Bom, para casos assim, o que pode estar a acontecer é um transtorno chamado de Teleofobia, que é denominado, essencialmente, como o medo de fazer planos. A pessoa que sofre deste distúrbio, além da dificuldade de planejar, vive a pensar que não adianta fazer planos, pois, os mesmos jamais darão certo. 


Vale dizer que tais medos não acontecem apenas em esferas sociais e familiares, como no exemplo apontado acima, mas, eles podem ganhar contornos ainda mais sérios, como na vida profissional e amorosa, podendo levar alguém a uma paralisação generalizada da própria vida, ou fazer com que viva somente numa esfera do "aqui agora", se distanciando de compromissos, de pessoas e, consequentemente da possibilidade de conquistas futuras.


Hoje em dia, muito se fala sobre viver o presente, o que não é errado; vale a pena valorizar o hoje e existem coisas que realmente, nos farão bem se fizermos no aqui e agora, contudo a ideia de antecipação do futuro pode trazer grande prejuízo ao ser humano, com a evitação de planos a curto, médio e longo prazo.




E dentro de tais evitações pode se ver o olhar para o futuro cada vez mais distante, ocasionando em mal estar só de pensar nos dias que virão... Nestas pessoas que sofrem de Teleofobia, até mesmo um período de férias, que tecnicamente deveria ser dedicado ao lazer, diversão e esvaziamento, torna-se angustiante, com idéias pessimistas de que não haverá a merecida liberdade para a referida época. 


Para essas pessoas, tudo relacionado ao que virá perde o seu brilho e se torna doloroso, ocasionando em crises de ansiedade e fobias, se tornando algo ameaçador, onde não se enxerga o lado bom, mas, apenas os inconvenientes e problemas.


Embora a resposta para este transtorno esteja na ansiedade e no cansaço mental, vale dizer que existem outros fatores que podem corroborar para tal forma de viver: o medo do fracasso, de não ser suficientemente bom, de falhar consigo mesmo e situações traumáticas, podem ser outros dos motivos:


Apesar de se ter no senso comum a ideia de que o planejamento terá bons resultados, ele também pode resultar em respostas adversas, riscos e decepções, onde pessoas de personalidade mais controladora e rígida, optam por não fazer nada, pois, assim, não haverá com o que se frustrar.


Um outro fator interessante é o discurso de liberdade;  a idéia de não se comprometer com nada, nem ninguém e escolher aquilo que mais lhes convém é uma das respostas mais corriqueiras, porém, na grande maioria dos casos, falta de maturidade ou medos, conforme descritos no parágrafo anterior. 




Infelizmente, vivemos numa era onde a tecnologia e o corre corre da vida propiciam transtornos como a Teleofobia: as mudanças repentinas e constantes, as notícias dos veículos de informação, o encarecimento e diminuição da qualidade de vida, principalmente aqui, em nosso país, fazem com que respiremos insegurança de todos os lados e contribuem para esta visão de que o futuro seja imprevisível e ameaçador, fazendo com que o foco no presente seja algo urgente e prioritário.


Contudo, por mais que haja uma certa verdade nesta forma de viver, é preciso que nos movamos e lancemos um olhar para a frente; de apontarmos nossa vida numa determinada direção futura, mesmo que ela não aconteça tenhamos que tomar novos rumos em nossa trajetória pessoal.


Vale ressaltar que sem estes parâmetros e direcionamentos pessoais, nossa vida tenderá a um ciclo continuo de voltas, que não chegam em lugar nenhum. Fica como dica diferenciar suas preocupações daquilo que for vazio e do que for produtivo. Segundo pesquisas 95% das coisas que nos preocupam no que tange o futuro, são fruto de nossa imaginação e difíceis de realmente acontecerem na vida real. 


Portanto, procure exercer o seu planejamento sem tanta angústia. Aproveite o doce sabor de imaginar sua vida futura, com seus sonhos realizados e concretizados. Use a imaginação a seu favor e observe, não só os pontos negativos, mas, principalmente os momentos positivos e as vitórias que virão, no processo construtivo e na conquista final.


Uma outra recomendação interessante para começar a se desgarrar da Teleofobia é a seguinte: quando houver algo que te causa medo a respeito do futuro (por exemplo, você tem que dar uma palestra e falar em público), dedique uma hora do seu dia para elaborar isso; nesta hora você pode sofrer e se preocupar o quanto quiser, mas depois deve esquecer o tema até o dia seguinte”.


Vale a pena dizer que, planos podem dar certo ou não, mas, mesmo que tudo dê errado, sempre haverá a possibilidade de recomeço ou de uma nova caminhada... O mundo gira e não pára, mas, este giro e continuidade pode ser, inclusive melhor do que os giros dados no aqui e agora. O amanhã sempre chega. Pense nisso. 


E caso, você perceba que sofre e tem dificuldade em lidar com os seus planos para o futuro e que não consegue mudar isso, talvez esteja na hora de procurar ajuda especializada para resolver este problema. A terapia pode ser a solução...


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Através dela você pode trazer novos significados e trazer novos horizontes para a forma que você encara as suas questões. Tudo muda para melhor na sua vida! Vale a pensa tentar... Terapia faz bem... Terapia transforma vidas! Pense nisso.


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725

Atendimento on LINE

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário