Rio de Janeiro com chuva? O que fazer para aproveitar a Cidade Maravilhosa num dia assim?

Rio de Janeiro com chuva? O que fazer para aproveitar a Cidade Maravilhosa num dia assim?


"Cariocas não gostam de dias nublados". Este trecho da canção da cantora Adriana é uma grande verdade no que diz respeito ao carioca. Parece que o Rio de Janeiro perde um pouco do seu brilho e as coisas ficam um bocado mais tristes... Mas, se um nativo já não gosta de tempo encoberto, imagina então o que ele sente em um dia de chuva?



Mas, tal sentimento não se aplica  somente aos cariocas...  Justamente por conta de suas belezas naturais, a Cidade Maravilhosa está sempre associada a dias de céu azul, de sol a pino e a verdade é que por mais que o Rio seja lindo de qualquer jeito, um dia de tempo bom ressalta ainda mais todo o seu esplendor visual. Tudo o que um visitante menos quer é estar por aqui em um dia chuvoso!


Contudo, um dia de chuva não é sinal de um dia perdido... Para além dos seus encantos naturais, o Rio de Janeiro possui muitos atrativos que podem dar ao visitante uma nova experiência e um novo olhar sobre a cidade, mostrando-lhes sutilezas que as vezes passam despercebidas quando os focos estão todos dirigidos ao Cristo Redentor ou ao Pão de Açúcar.

 photo header-achados-natura-mobile_zpso6hf37f0.jpg 




Sendo assim ficam algumas dicas de lugares para curtir um Rio de Janeiro diferente e repleto de nuances que, na maioria das vezes só conseguem ser reconhecidas e vislumbradas em um dia nublado ou de chuva.... Portanto, está na hora de conhecer alguns destes tesouros cariocas:

- Igrejas Históricas

Igreja da Candelária

A capital carioca é um oásis histórico e arquitetônico e talvez tenha em suas muitas igrejas as maiores representantes deste legado. Igreja de São Francisco da Prainha, Mosteiro de São Bento, Antiga Sé do Carmo, Igreja de Santa Luzia, Santuário e Convento de Santo Antônio, Igreja de São Francisco da Penitência, Igreja de São Francisco de Paula, Catedral Presbiteriana e Catedral Metropolitana, entre tantas outras, são algumas das construções que melhor retratam a história da cidade.

- Centros Culturais e Museus

Museu do Amanhã

O Rio de Janeiro é a capital cultural do país e não faltam espaços do tipo para seus visitantes e moradores: CCBB, MAR, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, MAM, Cidade das Artes, Museu da República, Casa Firjan e Instituto Casa Roberto Marinho são alguns dos maiores representantes das artes na cidade.

Bares e Restaurantes:

Bar Abençoado (Morro da Urca)

Se você curte petiscar, tomar uns bons drinks, cervejinhas geladas ou simplesmente deixar o tempo passar, trocando algumas idéias com (ou fazendo) amigos, as opções cariocas são imensas: os bares e restaurantes de Santa Teresa (o bar do Mineiro é um dos mais tradicionais), ou os instalados a beira mar em Copacabana ou no Leme (o La Fiorentina é um dos mais famosos) ou os de lindas vistas, mesmo com o dia turvo, como o Restaurante Mauá, na cobertura do Museu de Arte do Rio, o Abençoado, no Morro da Urca ou o Clássico Beach, no Pão de Açúcar são apenas alguns nomes que podem transformar um possivel dia triste de chuva em um dia (ou noite) bastante animado!

Cinemas e Casas de Espetáculos:

Theatro Municipal

Que tal adentrar no mundo da sétima arte ou dos espetáculos que estão em exibição nos lugares icônicos da cidade? Cine Odeon, Cine Rox, Teatro Riachuelo, Teatro Rival, Sala Cecília Meirelles, Parque das Ruínas e Theatro Municipal do Rio de Janeiro são os principais nomes... Basta apenas verificar a programação e aproveitar!

- Casas e Escolas de Samba:

Rio Scenarium

Se você é amante do ritmo musical que é sinônimo do Rio de Janeiro, participar da programação de uma escola ou casa de samba vale muito apena. Muitas tem programações diurnas ou vespertinas e irão fazer o seu dia render muito... Que tal um almoço regado a samba e feijoada de primeira nas sedes da Portela (Madureira) ou da Mangueira? Que tal uma roda de samba a tarde no Cardosão? Qua tal uma noite no Democráticos, Baródromo ou Rio Scenarium? Escolha o seu lugar e caia na folia!

- Bibliotecas:

Biblioteca Nacional

Infelizmente, a leitura não está no topo da preferência dos moradores e nem de quem vem para turistar na Cidade Maravilhosa, mas, experimente adentrar no mundo da Biblioteca Nacional ou do Gabinete Real Português que você não se arrependerá! Literatura, história, arte e cultura são os sobrenomes destes lugares... Imperdível!


Assim pode ser a sua programação na Cidade Maravilhosa em um dia de chuva (ou até mesmo nm dia ensolarado). As possibilidades são muitas e a diversão e contentamento é certo! As belezas são outras, mas, com certeza, não deixam nada a desejar! Afinal de contas, uma cidade que é a capital cultural do país e um patrimônio mundial da arquitetura tem muitos encantos que vão além dos seus atrativos naturais!




Querendo obter maiores informações sobre estes lugares do Rio de Janeiro, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para a viagem dos seus sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com  ou na minha fanpage (Jansen Terapeuta pelo Mundo). Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Unknown
Administrador
18 de fevereiro de 2019 às 19:45 ×

Realmente as opções culturais são diversificadas, nós é que ficamos limitados aos mesmos lugares.

Responder
avatar
18 de fevereiro de 2019 às 21:13 ×

Verdade, Oswaldo! Muito obrigado pelo seu comentário. Abço

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário