Bonito (MS), a Lagoa Misteriosa e seu mergulho arrebatador!

Bonito (MS), a Lagoa Misteriosa e seu mergulho arrebatador!


Além de ser um lugar de rara beleza, a região de Bonito é um verdadeiro paraíso para os amantes dos esportes radicais. Trilhas, ciclismo, arvorismo, montanhismo, rappel e mergulhos são alguns dos atrativos que incrementam o turismo ecológico na localidade.



E um dos roteiros mais emocionantes é o mergulho na Lagoa Misteriosa! Trata-se de uma cratera (que há milhares de anos atrás era uma gruta, mas, que foi destruída pelo poder do tempo e da erosão), que ainda não se tem registro do seu fundo (o mais longe que conseguiu se chegar até o momento foi 220 metros abaixo de sua margem).



A atração que só é aberta ao grande público para visitação no período de estiagem (abril a setembro), está entre as atividades mais aclamadas da região. Apesar de tanto sucesso, o lago só pode ser aberto nesta época por conta da proliferação de microalgas que surgem em decorrência das altas temperaturas da primavera e do verão (neste per somente mergulhadores profissionais  e certificados podem mergulhar, pois os organismos retiram a visibilidade da margem e o azul turqueza do lago só fica aparente quando ultrapassa os oito metros de profundidade).


Uma simples flutuação com snorkel, em si, já faz o passeio um dos mais interessantes de Bonito, pois, além da beleza das águas transparentes do lago e da flora que está no seu entorno, a visão que se tem do fundo é espetacular!


Uma vez dentro daquele imenso "buraco" repleto de água, como não imaginar até onde se pode chegar dentro daqueles túneis e galerias inundados? Como não ficar impressionando e arrebatado o suficiente para pensar e refletir o quanto somos pequenos diante do poder e força da natureza?


Mas, é no mergulho com cilindros que essas sensações mencionadas se ampliam consideravelmente... Mesmo estando o tempo todo na companhia de um profissional que não nos deixa sozinhos, nem nos permite cometer erros, a sensação é de desamparo e de vulnerabilidade, misturadas ao arrebatamento e perplexidade diante daquela água azul turquesa e da beleza existente naquele local.

 photo header-achados-natura-mobile_zpso6hf37f0.jpg 

São aproximadamente 40 minutos debaixo d’água e em alguns momentos ficamos a mais de oito metros de profundidade num misto de êxtase e pavor... Diversos sentimentos se afloram nesses minutos, que em vários instantes se mostram eternos e até mesmo angustiantes, mas, apesar de tantas emoções conflitantes, a sensação que se tem é única!


Ao final do mergulho, a sensação de dever cumprido e o alívio de ter feito uma atividade dentro da normalidade se aliam ao desejo de repetir tudo de novo e ficando somente a alegria de se ter completado a atividade e a certeza de que cada centavo investido ali valeu a pena!


Se Bonito é um destino a ser conquistado pelos amantes do ecoturismo, a Lagoa Misteriosa é um dos locais obrigatórios numa incursão neste maravilhoso paraíso ecológico. Não perca seu tempo e se programe para conhecer uma das localidades mais impressionantes deste nosso lindo país!

Vídeo do batismo de mergulho na Lagoa Misteriosa




Querendo obter maiores informações sobre Bonito, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para a viagem dos seus sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com  ou na minha fanpage (Jansen Terapeuta pelo Mundo). Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário