Algumas impressões sobre a arrebatadora catedral de Santiago de Compostela

Algumas impressões sobre a arrebatadora catedral de Santiago de Compostela






Se tem uma coisa que gosto muito em minhas viagens é entrar e contemplar as antigas construções dos templos católicos... Para além de questões religiosas, na maioria destas edificações encontramos paz, beleza e muita arte. E a Europa, em especial, tem uma boa parte (se não a maior) destas construções... Itália, França, Espanha e Portugal possuem um dos maiores legados da igreja católica no mundo e adentrar nelas é uma verdadeira aula de cultura, arte, arquitetura e história do nosso mundo ocidental...



_Promo USA 728x90

Acontece, que muitas dessas catedrais são tão cheias e (em tantas vezes) parecem tão comerciais que se tem a impressão da perda de um pouco da magia, encantamento e da paz que tanto se espera nestes locais. Basílica de São Pedro (Vaticano); Sagrada Família (Barcelona); Catedral de Notre-Dame são alguns desses exemplos: incríveis e fenomenais, mas, sempre tão difíceis de entrar, tantas filas e normas; tão confusas, que já chegamos um tanto quanto estressados e se, não pararmos para respirar um pouco dos primeiros transtornos da chegada, ficamos sem ver muita graça em tudo o que está na nossa frente.


Banner Futebol 728x90

É evidente que isso se faz necessário para manter a ordem, por conta do valor inestimável que tais lugares possuem, da segurança e, também, por conta da falta de bom senso de grande parte dos visitantes. Mas, apesar destas medidas necessárias, mesmo entre esses famosos e importantes templos, existem as excessões, onde, nem o fluxo de pessoas, nem a grande procura interferem na sensação de paz e bem estar que se procura ao adentrar neles... E um dos locais onde pude ter o privilégio de me sentir assim foi na Catedral de Santiago de Compostela!


Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Construída entre os anos de 1075 e 1128, durante o período das cruzadas, a igreja tem um enorme valor religioso, por abrigar os restos mortais do apóstolo Santiago Maior (reza a lenda) e por ser o destino final dos peregrinos que percorrem a pé famoso caminho, que leva o mesmo nome do templo católico. Para se ter uma idéia de sua importância para ao catolicismo, ela já foi o maior ponto de peregrinação de Europa e está entre as igrejas mais visitadas do mundo; são milhões de pessoas que visitam a cidade (como eu) com o intuito de conhecer sua incrível catedral.


Para além do seu valor religioso e de sua importância como um patrimônio da humanidade, minhas impressões foram as melhores possíveis! Mesmo a fachada estando em processo de restauração, já do lado de fora a construção impressiona, com sua grandiosidade e suntuosidade, mas, é do lado de dentro que se fica ainda mais impressionado! É uma verdadeira obra de arte, com os já tradicionais quadros, esculturas, imagens, órgão, ornamentos de ouro, o que por si só já vale a visita. Mas, o mais importante são os ares do lugar e sua aura!


Europa 728x90

Para começar, cheguei ao meio dia e assisti a famosa missa de celebração aos peregrinos que fizeram o Caminho de Santiago e ali estão sendo abençoados por sua caminhada de fé e autoconhecimento: é de emocionar e deixar a alma repleta de paz. Cheguei até em pensar no registro de uma foto do momento, ou até mesmo um vídeo, mas, como existem momentos onde o mais importante é deixar as emoções captarem as imagens para ficarem gravadas no espírito, me deixei levar pelo  clima e me pus a orar e agradecer pela oportunidade de presenciar algo tão belo e de tamanha sensibilidade...





Azzaro 728x90

Após a missa, fui apreciar melhor o interior riquíssimo da igreja e assim, me dedicar as fotos; mais uma vez fui surpreso com o calor humano (no melhor sentido da palavra) exalando ali naquele lugar... Assim como me senti livre e a vontade na Basílica de São Paulo (Roma), também me vi do mesmo jeito na Catedral de Santiago de Compostela... Ah, e como é bom ver de perto e sem restrições, objetos sagrados como a tumba onde estão os restos mortais de Santiago Maior e até mais emocionante que isso: abraçar a imagem do santo e poder fazer uma prece, com calma e sem o temor de ser repreendido pelo ato de fé!


50 Off 728x90

Conhecer a catedral foi uma experiência arrebatadora e, passando bem longe de ideologias religiosas, deixo minhas recomendações para que ela seja conhecida e apreciada, não só por católicos, como também pelos amantes das artes, de uma maneira em geral. Quanta beleza, delicadeza (além da fé, é lógico) estão a sua espera! E pode confiar: a Europa vai muito além dos grandes centros... Santiago de Compostela e sua magnífica catedral são um grande exemplo disso e, com toda certeza, irão te conquistar!




Querendo obter maiores informações sobre a cidade de Santiago de Compostela e sua magnífica catedral, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para sua viagem dos sonhos, pode me procurar no meu e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento







Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário