Búzios ou Arraial d'Ajuda: qual delas tem a rua mais charmosa do Brasil?
Centrinho de Arraial d'Ajuda
É fato que o Rio de Janeiro e a Bahia rivalizam por conta de suas belezas naturais e seus encantos culturais... Um estado tem a Cidade Maravilhosa, vitrine do Brasil, em seu espaço, enquanto o outro tem a mãe das capitais brasileiras, a Roma Negra do Brasil em seu solo, que é Salvador!
O Rio tem o samba, a Bahia o axé... O Rio é umbanda e a Bahia, candomblé! Rio tem a Costa Verde, Região Serrana e Região dos Lagos... Já a Bahia tem as praias do Sul, do Norte e a Chapada! O mar do Rio é Azul Turquesa, enquanto o da Bahia tem o Verde Esmeralda... O Rio tem a feijoada e a Bahia, o Acarajé...
São tantas as peculiaridades, relevâncias culturais e históricas, além das belezas naturais nos dois estados, que se fosse para descrever cada uma delas, não daria um pequeno texto, mas sim, um livro... Pois bem, não irei me ater nas descrições uma a uma, mas, pontuarei sobre um caso específico: o de quem tem, de fato, a rua mais charmosa do Brasil?
Portanto, vou deixar o blá blá blá de lado e me ater aos fatos que pesaram em minhas impressões e na minha decisão... Venham comigo:
a) Do alto da sua placa de entrada, a rua do Mucugê se auto denomina assim (a mais charmosa do Brasil), soberba e topetuda! Já a rua das Pedras é mais comedida, sem placas de autovalorização ou de convencimento; apenas a sensação deliciosa de desfilar por uma passarela cercada de charme e beleza... Ponto para a rua fluminense.
Rua das Pedras - Buzios
b) Ao longo da via baiana, podemos encontrar muitas galerias e becos que dão aos seus frequentadores diversos pontos de diversão, que podem ser, inclusive, gratuitos, enquanto na outra, a oferta é menor, o que obriga o visitante a pagar bem caro para usufruir dos seus encantos. Ponto para a Mucugê!
Placa ostentação da rua do Mucugê
c) A rua das Pedras é uma passagem somente de pedestres: nada de carros inconvenientes dividindo o espaço com as pessoas. Em Arraial d'Ajuda, o trânsito só é fechado para veículos entre 16h e 2h, mas, já a partir da meia noite, pode-se observar veículos inconvenientes e chatos transitando pela passagem, causando aborrecimentos e até algumas confusões, o que pode estragar a noite de qualquer um... Ponto para a Búzios.
d) A via de Arraial é menos seletiva e mais democrática: a animação é garantida com muito ou nenhum dinheiro! A rua é tomada de bares com música, lounges ou boates que não sufocam seus ritmos com paredes a prova de som, dividindo a diversão para os pagantes e não pagantes. Já a fluminense é mais recatada e requintada, passando a impressão de que só pode usufruir dela quem tem bastante dinheiro para gastar... Ponto para o vilarejo da Bahia.
e) O Rio de Janeiro é a cidade que mais valoriza a beleza e o corpo no país, logo, Búzios, que é a queridinha dessa galera bronzeada, tem um dos maiores pelotões de gente bonita e muito bem esculpida por metro quadrado, o que dificilmente consegue ser superado por outros lugares! Ponto para a cidade da Região dos Lagos...
f) A rua do Mucugê acorda mais cedo! A maioria dos bons restaurantes e lojinhas abrem no início da tarde, enquanto na rua das Pedras, a vida só começa (muito tímida) após o crepúsculo. Na via baiana, aqueles que não curtem os embalos noturnos podem aproveitar muito bem a tardezinha e a noitinha. Ponto para Arraial!
g) Búzios dita tendências e as maiores grifes da moda aportam por lá no verão ou possuem um QG permanentemente ao longo do ano, enquanto no vilarejo baiano a presença é bem mais tímida... Ponto para a rua das Pedras!
Uma das muitas galerias da rua das Pedras
h) Por ser apenas um vilarejo, a Mucugê é uma passagem obrigatória para a grande maioria dos que ali se hospedam, enquanto Búzios tem vários outros pontos de interesse e diversão, fazendo com que muita gente nem passe por sua rua mais famosa numa visita a cidade. Ponto para a via baiana!
i) E por fim, um dos pontos mais importantes da minha decisão: a rua das Pedras tem a eterna companhia do mar... Ele tem seu percurso paralelo ao dela e brinda seus visitantes com uma vista espetacular, deixando, assim, a passagem ainda mais charmosa do que já é! Vários pontos para Búzios!
O mar: eterno vizinho da rua das Pedras
Não foi uma decisão fácil, pois, ambas as ruas são incrivelmente bacanas e cheias de personalidade própria. Cada uma tem trunfos que lhes deixam extremamente charmosas e com poderosos atributos para a visitação. Minhas impressões sobre as duas foram as descritas acima e no meu olhar a rua das Pedras é a grande vencedora! Porém, este é um palpite pessoal, Vale a pena conhecê-las e tirar suas próprias conclusões...
E aí? Gostaram das minhas impressões sobre duas das ruas mais desejadas do país? Tem algo a acrescentar ou discordar? Fique a vontade para opinar... E, já sabe: querendo maiores informações sobre ambas, podem me perguntar que eu conto tudo! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!
Jansen Sarmento
x
ConversãoConversão EmoticonEmoticon