Cais do Valongo: o mais novo patrimônio da humanidade é da Cidade Maravilhosa!

Cais do Valongo: o mais novo patrimônio da humanidade é da Cidade Maravilhosa!


Em meio a tantas histórias tristes espalhadas, nesta fase obscura e turbulenta do meu amado Rio de Janeiro, eis que surge uma notícia excelente para a cidade: o Cais do Valongo foi aceito pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, neste último domingo, dia 09/07/2017.


Encontrado no ano de 2011, durante escavações das obras de revitalização do Porto Maravilha, o Cais do Valongo foi inaugurado no ano de 1811 e funcionou até 1831, como o principal ponto de desembarque do comércio de escravos nas três Américas, recebendo em torno de um milhão de negros vindos do continente africano.

Casual 728x90

Para se ter ideia da dimensão da atrocidade, o Brasil recebeu 4 milhões de negros escravizados ao longo de 300 anos, o que corresponde a 40% de todos os africanos que chegaram nas Américas. Deste número recebido no país, 60% dos escravos desembarcaram no Rio de Janeiro. 


Maquiagens 728x90

O Cais do Valongo é considerado como o mais importante vestígio material do tráfico atlântico de escravos fora da África e com a titulação se equipara a lugares como a cidade de Horoshima, no Japão e ao Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia, sendo considerado um local de memória e sofrimento em decorrência do acometimento de um dos maiores crimes causados contra a humanidade: a escravidão!

_Promo USA 728x90

Ele representa, simbolicamente, o terror da escravidão no país e evoca memórias dolorosas do povo africano e de seus descendentes, que até os dias atuais sofrem as consequências de um tempo onde o negro era considerado um produto, sem nenhum tipo de direito ou respeito.


América do Sul 728x90

Vale dizer que o Valongo é um sítio arqueológico único que representa e simboliza os milhões de africanos que foram escravizados e obrigados a construir o Brasil como nação. Como consequência deste tráfico, o país gerou a maior população de negros fora da África no mundo e uma cultura única e cheia de personalidade.


50 Off 728x90

É também uma oportunidade ímpar de manter preservado um importantíssimo patrimônio cultural brasileiro, de maneira que seu novo título obriga  o comprometimento da gestão pública em adotar medidas para que seus visitantes possam ter uma visão holística sobre o lugar e tudo o que ele representa na história do nosso país.

Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Apesar de ser um local que remete lembranças dolorosas, a eleição do Cais do Valongo como um patrimônio da humanidade é também uma ponta de esperança para o resgate da verdadeira história do Brasil, sem maquiagens, deixando-a explícita para que nos conscientizemos de até onde a perversidade humana pode chegar e para que atrocidades como essas jamais se repitam!


Quer saber mais sobre o Cais do Valongo ou sobre as maravilhas da Cidade Maravilhosa!? Pode me perguntar que eu te conto tudo! Cultura e viagem são essenciais. Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário