O corpo não mente: ele fala e pode somatizar...
O corpo não mente: se não somos apazes de dizer não ou nos calamos, quando deveríamos nos pronunciar, ele fala por nós, no formato de doenças, crises ou colapsos emocionais.
E infelizmente, vivemos um momento, onde a cultura privilegia o estresse, apressa os sentimentos e silencia as emoções, tudo isso com um discurso de praticidade, eficiência, rapidez e a ideia de que de que dá para se viver tudo, em todo lugar e ao mesmo tempo; só que o custo de tal ideia é alto e para aqueles que acreditam nessa possibilidade de alcançar o impossível, pode chegar por meio de ansiedade, doenças autoimunes, depressão, insônia, dores crônicas, ente outros...
É o jeito do corpo gritar que a alma não consegue dizer e de pedir socorro... Vale dizer que o viver bem e a proteção para que não caiamos em tais armadilhas, se dá quando nos damos permissão para caminharmos no nosso tempo e de nos escutarmos com coragem, presença e compaixão.
Vale a pena pensar sobre isso.
Obs: foto tirada em junho de 2026, no Jardim Botânico de São Paulo, na deliciosa exposição O Estranho Mundo de Jack – Caminho de Luz.
Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento On Line
ConversãoConversão EmoticonEmoticon