O que existe por trás de uma pessoa boazinha?

O que existe por trás de uma pessoa boazinha?




- Ah, mas, Fulano é tão legal... Fulano faz tudo pelos amigos, pela família, pelas pessoas... Fulano ajuda todo mundo e esquece até dele mesmo!


Essa é a pessoa perfeita para todo mundo, menos para si mesma! O bonzinho se sente na obrigação de agradar todo mundo e quando não consegue, se culpa e/ ou se maltrata.


Ele se mantém em uma posição de passividade em em relaçao relação ao outro, se submetendo a fazer as vontades alheias,
apenas para agradar, não conseguindo reagir de forma contrária.





Há quem pense que, em muitos casos, trata-se de uma maneira de poder ser sempre visto, lembrado ou até mesmo de chamar atenção, porém, a passividade no bonzinho, pode se transformar em uma fonte de sofrimento e angústia.


Existe no bonzinho, uma dificuldade muito grande em afirmar os seus direitos, seus desejos e suas opiniões, bem como quando o mesmo percebe que a balança pende mais para o lado do outro, trazendo-lhe a ideia de que não é amado ou de que não tem a atenção das pessoas que ele tanto se esforça para agradar...


No fundo, tudo o bonzinho que o bonzinho gostaria de fazer era ligar o "foda-se", e fazer o que acredita ser melhor pra si, recusando a demanda do outro. 


Booking.com


Não é fácil ser bonzinho, assim como não é fácil abrir mão de se desligar de atender os desejos do outro, para se priorizar nesta vida, mas, é preciso mudar...


Caso contrário o bonzinho ficará eternamente preso entra a culpa de não conseguir atender a todos e a sensação de diminuição sempre que perceber que aqueles que estão ao seu redor se priorizam, a todo tempo.


Se você se identificou com esse texto, está na hora de buscar mudança para se colocar em primeiro lugar... Ajudar o próximo é bom, mas, ajudar a si mesmo é ainda melhor!


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento 
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725 
Atendimento On Line
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário