Barbie: um filme tão poderoso quanto a lendária boneca da Mattel

Barbie: um filme tão poderoso quanto a lendária boneca da Mattel




Acostumado aos desenhos infantis, para meninas, nos canais da programação de TV aberta, não creditei nenhuma confiabilidade quando soube da notícia de que um filme da Barbie, com atores de carne e osso, seria lançado nas telas de cinema.


Os meses (e talvez anos) passaram desde a primeira notícia e o filme foi ganhando corpo, com uma estratégia de marketing pesada e grandiosa, me fazendo olhar com mais interesse para a película, me levando a decisão de assistir ao filme, bem no dia de sua estreia!


E eis que o filme me surpreendeu, apresentando uma história leve e divertida, porém, reflexiva sobre descobertas, amadurecimento e empoderamento. 


E de todos os modelos da lendária boneca existentes no filme, o processo de crescimento pessoal se dá, justamente, com a mais estereotipada de todas elas, a clássica, que tecnicamente seria o ápice da perfeição, que jamais necessitaria de mudanças!


Cuidar da beleza faz bem... Cuidar da beleza é Terapêutico! Clique aqui e confira as super promoções da Natura no meu Espaço Digital.


E é neste contexto que o filme cresce, pois, uma vez que essa Barbie vai ao mundo dos humanos saber o que está causando desordem em seu reino, cai a máscara da ilusão de que o universo das Barbies teria sido fundamental para um mundo feminino melhor e o que se vê em terras humanas é a predominância do patriarcado, que se impõe em todo o canto (inclusive na empresa que a fabrica, a Mattel).


Um patriarcado que, após tal encontro, tentará se impor no reino da Barbieland... De uma forma leve, divertida e até mesmo descompromissada o filme Barbie evoca sutilmente a Psicanálise e chama atenção para a fragilidade masculina e do receio e medo inconsciente do homem de perder sua potência fálica e o quanto tal questão o levou a impor à força física para se manter acima da mulher...


E assim, Barbie Estereotipada busca demover o patriarcado imposto e restaurar a ordem anterior de seu reino...


No fim das contas, alem das criticas sociais sobre questões de patriacardo e de que devemos estar sensíveis e abertos às mudanças do mundo moderno, faz ainda, uma grande homenagem à mulher e ao direito dela poder ser e escolher o que quiser, bem como uma celebração a vida e ao ser humano, onde sempre haverá espaço para aprendizado e crescimento pessoal, caso assim queiramos. 


Barbie é um filme ótimo, imperdível e tão poderoso quanto a própria boneca da Mattel, que merece ser visto por mulheres e homens, sem distinção!


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento 

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725 

Atendimento On Line

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário