Uma reflexão aos que pensam em fazer psicoterapia e aos que pensam em sair dela...
"A verdade é sempre difícIl de suportar e a psicanálise acaba por mostrar a nós mesmos o que preferiríamos ignorar... Quanto mais nos aproximamos da verdade da nossa história, mais temos vontade de lhes dar as costas."
Nesta excelente citação o mestre Jacques Lacan escancara nossa resistência à mudança (e o apego aos sofrimentos de estimação) e o quanto podemos ser sabotadores de nós mesmos...
Sem deixar de levar em consideração que existem sim, maus profissionais, que podem não estar fazendo bem o seu trabalho, chamo a atenção para o fato de que somos os maiores inimigos de nós mesmos no nosso processo terapêutico!
Mudar pode doer, ser desconfortável e, inicialmente, apontar um caminho sem horizonte a vista, contudo, essa estrada que se apresenta misteriosa e escura, vai aos poucos clareando, se mostrando interessante e bela...
Nada de ficar parado num lugar onde você não cabe só porque já se acostumou a estar desconfortável. Existe vida boa fora da sua zona de conforto e do seu sofrimento de estimação.
Por isso fica a dica de ouro, tanto para quem está em processo terapêutico, quanto para você, que deseja entrar: antes de optar por sair ou de iniciar, com a desculpa de que nada está acontecendo ou de que nada vai acontecer, pense que você pode estar fugindo, justamente por ter entrado ou com medo (mesmo que inconsciente) de entrar, num espaço psiquico doloroso, difícil de suportar, mas, que é essencial para os tão sonhados novos ares chegarem na sua vida chegarem. Não tenha medo e siga em frente! Você verá coisas boas acontecerem, em breve! Pense nisso!
Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br
Terapia faz bem... Terapia transforma vidas!
ConversãoConversão EmoticonEmoticon