Sobre a tristeza dos dias frios: entenda porque os dias cinzentos nos deixam mais melancólicos

Sobre a tristeza dos dias frios: entenda porque os dias cinzentos nos deixam mais melancólicos




Outono e inverno chegaram! Você se sente mais lento ou preguiçoso? Tem mais dificuldade de acordar pela manhã? Percebe-se com um apetite mais voraz? Vê sua concentração, seja em conversas informais ou profissionais, afetada? Ou até mesmo acha que anda ficando mais deprimido?


Se respondeu sim a uma ou mais destas perguntas, então, você pode estar sofrendo de SAD (Seasonal Affective Disorder; Perturbação Afetiva Sazonal, traduzida para o português). Este é um transtorno que afeta milhões de pessoas em todo mundo, mas tem uma incidência maior em moradores do Hemisfério Norte, por conta das baixas temperaturas, de dias mais frios e cinzentos nesta época do ano. Para citar um exemplo, estima-se que cerca de 5% da população norte-americana sofre de SAD.




Mas, de uma forma geral, sentimos alterações no nosso comportamento e nas nossas emoções de acordo com cada estação do ano e sofremos grandes alterações de humor, de energia, de alimentação e do sono em cada período climático existente no ano.


Isso significa que do ponto de vista biológico, o corpo funciona com base em ritmos circadianos, que, entre outras coisas, regulam e sincronizam nossos ciclos, todos os dias, dependendo das mudanças na luz solar que recebemos. Ou seja, uma iluminação maior indica o início de uma nova jornada, e uma diminuição da mesma nos prepara para terminar o dia e descansar.


Além disso, existem duas substâncias importantes que desempenham um papel relevante neste processo: a melatonina  que está presente em nosso corpo em diferentes concentrações, dependendo da luz solar (quando escurece, há uma liberação maior desse hormônio que nos relaxa e nos deixa com sono; nossa temperatura corporal diminui e nos preparamos para dormir) e a serotonina, o hormônio do bem-estar e da felicidade, onde sua presença nos ativa, aumenta o nosso ânimo e nos predispõe às relações sociais.




Em ambas as substâncias a incidência da luz é fundamental e na falta dela, seus níveis podem cair substancialmente, ocasionando assim, sensações como o desânimo, tristeza e nostalgia. Por isso, em muitas pessoas, os dias cinzentos e com falta de luz solar acentuam tal processo, fazendo com que se sintam mais apáticos e desanimados, pois, biologicamente, seus corpos ficam em processo de desativação.

 

Quais são os sintomas de SAD?


- Dificuldade a acordar de manhã ou tendência para dormir demais;

- Tendência para comer demais, principalmente produtos com alto teor calórico e nutritivamente pobres (doces e frituras), que podem levar ao aumento de peso;

- Falta de energia, cansaço ou fadiga;

- Isolamento

- Dificuldades de concentração e de completar as tarefas do dia-a-dia;

- Aumento de tristeza, da melancolia e do pessimismo

- Irritabilidade e ansiedade;

- Diminuição do desejo sexual;

Ausência de prazer e de motivação.


Para uma pessoa que sofra de SAD, é como se existissem duas personalidades diferentes dentro de si mesma: uma durante a Primavera e Verão, e outra durante o Outono e Inverno. A primeira tem energia, é produtiva no trabalho, alegre em suas interações e que tem iniciativa frente à vida. A segunda, por sua vez, está sempre, cansada, desconcentrada, com dificuldades para lidar com os compromissos e tarefas diárias, preferindo ficar mais sozinha. É como se, com a chegada do frio e dos dias mais escuros e nublados, a pessoa necessitasse hibernar e, depois, com a chegada dos dias mais belos e quentes, tudo voltasse ao normal.


Booking.com


Vale pontuar que um dos fatores de maior determinância tem a ver com a localização geográfica, onde quanto mais próximo dos pólos, maiores são as probabilidades de desenvolvimento de SAD, em decorrência da menor exposição solar e da existência de invernos mais rigorosos, sendo a duração dos sintomas bastante variáveis de pessoa para pessoa, podendo ser por um curto período dentro do Outono ou do Inverno ou, até mesmo, durante as duas estações. Outro fator interessante é que por conta da sua regularidade sazonal, algumas pessoas com SAD conseguem, inclusive, prever quando é que os seus sintomas começarão a surgir.


Tratamentos e dicas:


Os tratamentos existentes para SAD incluem psicoterapia, medicação ou fototerapia (em especial nos países nórdicos, onde a luz solar é muito escassa durante o outono e inverno), mas, para aqueles que possuem menor grau de intensidade do transtorno, há ainda, pequenas alterações nas rotinas diárias, que podem ser implementadas para prevenir, diminuir ou, até mesmo, travar os sintomas. São eles:


- Aproveite ao máximo as horas de sol disponíves;

- Mantenha regularidade nas horas dedicadas ao sono. 

- Torne a sua casa e os seus ambientes de trabalho, o mais luminoso e alegre possível;

- Não se isole dos seus grupos sociais e familiares;

- Aumente as temperaturas dos seus locais de permanência que sejam mais frios.

- Faça exercícios físicos;

- Mantenha a sua alimentação regrada.

- Consulte o seu  médico para receber os suplementos que estiverem em falta no seu organismo, neste período mais delicado.

- Não se esqueça que mesmo no acizentado do Outuno e Inverno há beleza e que os dias de sol são belíssimos nestas estações, quando surgem. Portanto, aprecie a temporada!

- Relaxe e medite;

- Caso tenha possibilidade, viaje locais mais ensolarados e quentes.


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Se mesmo assim os sintomas persistirem e você não consiga dar conta das sensações existentes nesta época, não fique parado. Procure ajuda especializada, para conseguir lidar com o período e viver de forma mais leve e com mais qualidade. A terapia é uma das grandes armas para te ajudar a padsar melhor por este transtorno. Pense nisso!


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725 

Atendimento On Line 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário