Sobre a importância de conter as Fake News

Sobre a importância de conter as Fake News:




Imagine você sendo uma mulher casada e que tem contato com um colega que confunde sua educação para com ele, que acreditando na possibilidade um caso, dá em cima de você. 


Como você nunca quis nada com ele, nem lhe deu qualquer confiança, prontamente lhe diz não. 


Acontece que a pessoa tem problemas de caráter e, com raiva da sua negativa, decide se vingar, criando um perfil nas redes sociais (incluindo WhatsApp) específico para moradores do bairro que você mora, inventando histórias pesadas que atestam contra a sua moral.




A notícia se espalha pelo seu bairro, seus vizinhos começam a mudar o comportamento contigo, chegando, inclusive a jogar piadas e te dizer palavras de ordem... 


Você é a última a descobrir o que houve e, até mesmo seu casamento fica inicialmente abalado, mas, como seu marido te conhece, vocês se resolvem e posteriormente, acabam descobrindo que o disseminador das calúnias foi o mau carater do cara que você dispensou.


Fica aqui uma pergunta: qual seria a sua atitude? Você vai dizer "é a liberdade dele, está tudo bem, deixa pra lá, porque ele tem o direito de falar o que quiser" ou vai tomar providências para que o cafajeste apague as postagens e pague o mal que ele te fez?


Se você respondeu a segunda alternativa, gostaria de lembrar que este caso hipotético nao tem nada de diferente das Fake News que vimos crescer como pragas pessonhentas nos últimos 4 anos. 




O que vemos por aí não são mentirinhas bobas ou irrelevantes, mas sim, mentiras que ferem e ameaçam o próximo, causando um risco enorme de acarretar em sérios transtornos psicológicos ou até mesmos físicos para os que são vítimas delas.


Portanto, antes de sair por aí gritando sobre liberdade, pense o que está vindo deste direito e quais são as consequências dos atos mentirosos e agressivos espalhados por esse nosso Brasil. 


Não tem como querer fazer ou falar o que bem se quer pensando que não haverá consequências, porque elas existem e precisam ser pagas e julgadas, quando fogem das linhas democrática e constitucional, estabelecidas neste país. 


Não tem como deixar impunes, atitudes que deixam rastros com tantas vítimas feridas por aí. Vale lembrar, inclusive, que a vítima, algum dia, pode ser você... Pense nisso!


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento 

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725 

Atendimento On Line 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário