A primavera sempre chega...

 A Primavera Sempre Chega...




Por melhor que saibamos tocar nossas vidas, ela sempre nos trará surpresas desagradáveis e momentos de grandes dificuldades. A vida é, por muitas vezes, cruel e implacável, passando por cima de nós como um verdadeiro rolo compressor...


Em muitos momentos nos sentiremos acuados, sem saber o que fazer e pra onde ir e serão nestes turbilhões que correremos o risco de ficarmos presos, no meio do olho do furacão, sem conseguir sair deste vendaval e sem enxergar soluções ou o novos caminhos a serem seguidos...


O desespero paralisa, fecha os olhos e afasta o homem da razão; ele aprisiona, deixa  a pessoa inerte diante do problema e, é a partir desta condição, que se tende a desistir e se entregar, por já não haver mais forças para ir adiante.


Muitos realmente desistem e, não há aqui a intenção de julgá-los ou condená-los por sua desistência; pois, afinal de contas, cada um sabe de si e somente a própria pessoa é capaz de mensurar as suas dores e os seus problemas...


Contudo, para aquele que está conseguindo aguentar um pouco mais, vale dizer que todos somos capazes de passar por obstáculos e que podemos introjetar em nossas vidas a verdade de dois grandes ditados populares: "depois da tempestade vem a bonança" e "nada dura para sempre"! 


Portanto, procure se acalmar e pensar. Busque analisar e observar com racionalidade e, até mesmo, frieza, os porquês do momento que está sendo vivido. 


Esta dica parece fácil e óbvia, mas, saiba que não é, tendo em vista que nos momentos de medo e desespero, tendemos a mergulhar nos problemas e a nos vitimizar, caindo na auto-compaixão, sentindo pena de nós mesmos e atribuímos a "tudo e a todos", o furacão que se instalou em nossas vidas... Portanto, vale a pena se manter alerta e em momentos assim, batalhar para não cair nesta armadilha!  


Comece com este, que a princípio, aparenta ser um pequeno ato, mas que traz grandes resultados: respire fundo e se desprenda do desespero! Se acalme e reflita, pois, ao agir assim, é dado o primeiro passo para se alcançar a solução. 


É a partir deste movimento que o rio começa a seguir um novo fluxo e você pode novamente voltar a assumir as rédeas da situação... É trabalhoso, difícil e, até mesmo angustiante, mas, é desta maneira que é dado o primeiro passo para um novo movimento a ser instalado na retomada da sua caminhada!


Acredite, siga em frente e, se possível, não desista! Também não deixe de acreditar em milagres, mas, convém não esquecer que, na grande maioria das vezes, eles só acontecem nos livros de contos e ficção... A caminhada da vida é um ato nosso, que requer momentos de lutas e de guerras. Viver requer esforço, resiliência e, como nesta vida tudo passa, a situação, mais cedo ou mais tarde, se inverterá... 


O inverno da sua vida pode ser longo e rigoroso, mas, a primavera sempre chega! Pense nisso!


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05-38624

(21) 98337-2725 - 99131-6295

ATENDIMENTO ON LINE

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário