Cidade do Rio de Janeiro ganha um museu virtual sobre sua história

Cidade do Rio de Janeiro ganha um museu virtual sobre sua história

Avenida Central, 1905.  Avenida Rio Branco (Rio de Janeiro, RJ) / Biblioteca Nacional

Um museu totalmente virtual que conta parte da história do Rio de Janeiro através de duas galerias – RIO DESAPARECIDO e RIO DE SONS – foi inaugurado no dia 28 de agosto deste ano.

Praça Cinelândia e Palácio Monroe. Foto: Arquivo do Senado

O acervo, que destaca cerca de 80 fatos históricos, desde os primórdios da fundação  da cidade até os dias atuais pode ser encontrado e pesquisado através do site: www.riomemorias.com.br, que foi idealizado por Livia de Sá Baião e foi inspirado no Memorial Minas Gerais, em Belo Horizonte, um museu de experiência que faz um resgate da história e da cultura mineira, onde após a visitação, ela imaginou fazer algo semelhante pela memória carioca.



O Museu Memórias é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelas empresas Estácio, Concrejato, Concremat por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 

Foto: Américo Vermelho - Imagem extraída do site - galeria Rio de Sons (Sons do Descaso)

Para este primeiro momento de estruturação do site foram escolhidos dois recortes, materializados em galerias virtuais: RIO DESAPARECIDO e RIO DE SONS. Cada uma traz pedaços da história da cidade com narrativas que se associam a imagens, fotos, vídeos, comentários ou músicas, que revelam lugares que não existem mais, como o Palácio Monroe ou o Morro do Castelo, permeiando suas ruas e praias, em diferentes épocas do cotidiano carioca.

  Morro do Castelo - Fonte: Biblioteca Nacional - Imagem extraída do site - Galeria Rio Desaparecido (Um Rio de Emoções)

O Museu Rio Memórias também conta com um assistente virtual para interação com os visitantes na página do projeto no Facebook. Esta ferramenta foi construída através de trilhas de conhecimento, cuja curadoria (feita pela equipe de pesquisa) compilou diversos conteúdos didáticos sobre a história da cidade.

    Pier de Ipanema - Foto: Fedoca Lima - Foto extraída do site: Galeria Rio Desaparecido (Assim eram as nossas praias)

A intenção é fazer com que se conheça mais sobre o Rio de Janeiro e trazer reflexões sobre como o carioca pode ajudar a transformar o município num lugar melhor para viver e se conhecer.

 photo header-achados-natura-mobile_zpso6hf37f0.jpg 

É um museu digital, lúdico e interativo onde o usuário é remetido prioritariamente a conteúdos próprios do museu virtual e a outros conteúdos da Internet, de acordo com a seleção da curadoria e parcerias.

Soldados do Tráfico - Foto: Miriam Fichtner - Imagem extraída do site: Galeria Rio de Sons (Tristes sons do Rio)

O site é uma ferramenta que amplia a possibilidade de interação com o público e divulga, de forma atrativa, o conteúdo existente, com  a intenção de instigar a curiosidade, direcionando os visitantes a adentrar em todo o seu acervo.

Igreja de São Pedro dos Clérigos. 1733, demolida em 1944 (Arquivo Diários Associados-RJ/Acervo IMS)

Ele nasce de forma lúdica e interativa, e estreia também já se reinventando, buscando conexões com o agora, valorizando nosso passado e, ao mesmo tempo, trazendo uma reflexão sobre o futuro que queremos viver... É um lugar não só do ontem, como também do hoje e do amanhã!

Pedra do Sal - Foto: Alexandre Macieira - Imagem extraída do site: Galeria Rio de Sons (Onde a cidade se diverte)

Vale a pena dar uma conferida no site e conhecer todo o seu conteúdo. Ele realmente cumpre a promessa e entrega aos seus visitantes ótimas informações sobre a história da Cidade Maravilhosa... Estamos na torcida para que a plataforma seja um sucesso e se transforme em uma referência para o ontem e o hoje do Rio de Janeiro.

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário