Santa Teresa expõe todo o seu chame de portas totalmente abertas!

Santa Teresa expõe todo o seu chame de portas totalmente abertas!

Bondinho de Santa Teresa

Localizado no alto de uma serra entre as zonas sul e central da cidade, Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. Fundado no século XVIII, a partir da construção do convento de mesmo nome, foi também uma das primeiras expansões territoriais para além da região central da cidade.

Feriados 728x90

Por estar numa região mais alta, com média de 200 metros acima do nível do mar, o clima mais ameno foi um dos grandes atrativos do bairro e, inicialmente, atraiu famílias abastadas, que ergueram casarões e mansões inspirados na arquitetura francesa da época. Muitas destas construções estão de pé até os dias de hoje e fazem do bairro um lugar histórico e cheio de classe.

Vista do Pão de Açúcar no pátio do Parque das Ruínas

Santa Teresa também recebeu (e ainda recebe) muitos imigrantes europeus ao longo de sua existência e tal ocupação se tornou crucial para sua personalidade cultural, fazendo dela uma localidade de vanguarda, a frente do seu tempo, com identidade própria e diferente de tudo o que se vê dentro da Cidade Maravilhosa!

Corrida 728x90

É também o único bairro da cidade a ter um bonde elétrico percorrendo suas ruas, o que lhe dá uma atmosfera nostálgica, pitoresca e um charme único, extremamente irresistível para aqueles que percorrem suas ruas e seus trilhos.

Largo dos Guimarães

Santa Teresa tem um tempo diferente e esse tempo parece que passa mais devagar, dando-lhe uma cadência especial, quase musicada, cheia de estilo próprio... É um bairro bucólico, eclético, alternativo e hipster, dando àqueles que a conhecem, certeza da sua vocação para atrair artistas e pensadores...

Dia do Consumidor 728x90

Santa Teresa é a Montmartre carioca e merece este título com louvor! É por ela que os amantes das artes se encantam... É nela que os mais eruditos e alternativos preferem morar! É em suas ruas que os mais sensíveis se deixam emocionar! É admirando seu rico casario que o carioca se sente um pouco mais europeu... É do alto de suas ladeiras que o morador (ou visitante) se sente um pouco mais livre!

_728x90_CGH_SDU.jpg

Santa Teresa é para ser sentida e vivida! E, aos que quiserem sentir sua deliciosa atmosfera e as razões do carinhoso apelido francês, é no mês de julho que o cidadão tem a chance maior de comprovar com os próprios olhos este por quê: é nela que acontece a famosa edição do Artes de Portas Abertas.

Um dos muitos ateliês de Santa Teresa

Trata-se de um evento onde ateliês e espaços culturais do bairro abrem suas portas e expõem seus trabalhos, de forma sincronizada, ao público num único final de semana. Ali os visitantes tem a oportunidade de conhecer os estúdios e as obras dos artistas participantes.

Batom vermelho 3728x90
São pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, cerâmicas, aquarelas, fotografias, maquetes, entre outros objetos que transformam Santa Teresa numa enorme galeria de arte a céu aberto, alimentando assim, a cultura local e mantendo viva a vocação artística, contemporânea e vanguardista do bairro!

Parque das Ruínas

Vale dizer que este é um dos acontecimentos culturais mais aguardados da cidade e além das exposições, o evento conta ainda com uma festa gastronômica e musical espalhada pelos restaurantes e bares do bairro! É imperdível!

Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Para saber mais sobre o Arte de Portas Abertas, é só acessar o site da Chave Mestra, a organizadora do evento. Fiquem ligados e conheçam Santa Teresa, pois, o bairro é uma delícia de sabor único, que não pode ser dispensada... Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento









Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário