Valparaíso (Chile): muito mais que um simples bate e volta!

Valparaíso (Chile): muito mais que um simples bate e volta!


Muitas pessoas que visitam Santiago cometem o erro de permanecer nela em torno de 3 ou 4 dias. Ok que em boa parte das vezes tem a ver com o tempo disponível e com as questões financeiras. Mas, numa permanência tão curta, se veem obrigados a fazer tudo correndo, sem a oportunidade de absorver essa capital tão bonita, charmosa e com tanta coisa bacana para mostrar...


Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Mas, para aqueles que planejam passar por ela tão rapidamente achando que não se tem muita coisa para se fazer nela comete um grande pecado! Erro maior é passar batido por Valparaíso ou fazer um passeio de bate-volta, conjugado com Vina Del Mar... E é justamente de Valpo (como é carinhosamente apelidada) que quero comentar:


Ela, além de ser uma das portas de entrada marítimas do Chile, também é uma das cidades mais vibrantes e interessantes do país da Cordilheira dos Andes... Bem diferente de Vina, que é mais cosmopolita e exclusivamente uma cidade de veraneio, ficando meio que às moscas no inverno, Valparaíso é festa em qualquer época do ano!


América do Sul 728x90

Valparaíso é uma cidade cheia de contornos, cercada de montanhas que vislumbram o mar do pacífico, boemia e festeira, multicultural e um dos refúgios do grande Pablo Neruda e, para nós, cariocas, ainda traz uma intimidade, pois seus cerros nos lembram o bairro de Santa Tereza, numa escala maior e mais grandiosa!




E Valpo é desse jeito: descolada e alegre, com um tempo diferente de uma metrópole cosmopolita como Santiago... Aos finais de semana a cidade esquece seu ar intimista e se abre para a farra! São bares e mais bares abertos, com uma multidão de pessoas andando pelas ruas, procurando por um local que tenha sua cara!


Valparaíso é receptiva e democrática e quem se dispõe a conhecê-la melhor, logo se apaixona. Mas, para que a paixão chegue e o amor bata, é pra isso mais que algumas simples horas... Por ser uma cidade portuária, a chegada nela não enche tanto os olhos...


É subindo seus cerros e andando a noite em suas ruas boemias que sua beleza se revela e nos deixamos seduzir por seus encantos... Sei bem que a vida não está fácil e nestes dias de crise nos vemos obrigados a reduzir nossos gastos e até mesmo os dias de estadia nos destinos escolhidos, mas, caso o Chile esteja na sua rota de interesse, reflita bem... 



Perfumes 728x90

Não cometa o sacrilégio de conhecer Valpo num único dia ou pior ainda: em uma simples manhã ou tarde; deste jeito, você terá muito pouco tempo para conhecê-la e admirá-la do jeitinho que ela merece. Fique, no mínimo duas noites (preferencialmente num final de semana), ande por suas ruas com calma, observe suas ruas, casas e o belíssimo azul do oceano pacífico. Com certeza, você irá embora sentindo um gostinho de quero mais!

Jansen Sarmento 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário