Cidades Imperdíveis do Carnaval: Rio de Janeiro

Cidades Imperdíveis do Carnaval: Rio de Janeiro


Depois de escrever sobre os carnavais de Cabo Frio (Cidades Imperdíveis do Carnaval: Cabo Frio), Recife, Olinda (Cidades Imperdíveis do Carnaval: Recife e Olinda) e Salvador (Cidades Imperdíveis do Carnaval: Salvador), nada mais óbvio e melhor do que falar sobre a maior e melhor festa profana do país!







E o lugar não deveria ser outro que não fosse o Rio de Janeiro! Cidade Maravilhosa, patrimônio cultural da humanidade, a maior referência nacional e internacional quando o assunto é floresta urbana e dona uma das sete maravilhas do mundo contemporâneo (o Cristo Redentor)!





Há ainda quem acredite que o maior chamariz do nosso carnaval seja o desfile das escolas de samba... OK, este realmente é o maior espetáculo da terra e assistir a um desfile é algo inesquecível, que fica gravado na memória para sempre, mas, há muito tempo que a festa profana assumiu outros contornos...





Desde a década dos anos 2000, o carnaval de rua assumiu um papel de suma importância na celebração, tornando a festa carioca mais democrática e divertida... Atualmente são quase 500 blocos (cadastrados) desfilando pela cidade, carregando consigo verdadeiras multidões ávidas por diversão!



As escolas de samba continuam a brilhar, trazendo luxo, beleza e muita tecnologia para o Sambódromo, mas, são as ruas que viraram o verdadeiro desejo dos foliões, sejam eles cariocas ou não! Bairros do Centro, das Zonas Sul, Norte e Oeste são tomados pelo espírito alegre e carnavalesco!



Mas, não são somente as agremiações e os blocos que fazem da Cidade Maravilhosa a melhor opção no Brasil para o Carnaval. Aqui também tem espaço para festas alternativas, como um festival de jazz em plena folia carnavalesca, além de diversas opções para quem deseja ficar de fora da festa profana!




Diferentemente de cidades que literalmente param em nome do carnaval, cinemas, teatros, museus, centros culturais, praias e pontos turísticos estão abertos a todo vapor, recebendo de braços abertos aqueles que não estão nem aí para a folia!





Muitos são os encantos do Rio de Janeiro e o Carnaval, com toda certeza, é um dos mais expressivos! Nessa festa tem beleza, alegria, democracia, diversidade a serviço do povo!


Ah, por mais encantadora e envolvente que seja a farra carnavalesca carioca, nada de se deixar levar pela ingenuidade: documentos, dinheiro e celular dentro de uma pochete ou doleira e nada de objetos de valor pelo corpo!



Querendo obter maiores informações sobre a Cidade Maravilhosa, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para sua viagem dos sonhos, pode me procurar no meu e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário