Cidades imperdíveis do Carnaval: Salvador

Cidades imperdíveis do Carnaval: Salvador


Estamos quase no fim da minha lista de cidades imperdíveis do Carnaval... Já falamos de Cabo Frio (Cidades Imperdíveis do Carnaval: Cabo Frio), Recife, Olinda (Cidades Imperdíveis do Carnaval: Recife e Olinda) e, com a maior obviedade do mundo, Salvador jamais poderia ficar de fora!



 



A primeira capital brasileira, berço do Sincretismo Religioso, do Candomblé e cidade mãe do país tem um carnaval mágico; daqueles que levanta defunto! Quem por lá decide aproveitar a festa profana jamais volta sem ser impactado! 





Como não se encantar com seus grandes artistas? Como não amar e se emocionar com os tambores das bandas afro, que trazem consigo as raízes de nossa herança africana? Os circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e o Pelourinho são as grandes estrelas dessa bela farra!




Nessa época, Salvador vive literalmente em função do Carnaval... Tudo praticamente para em nome da folia e o povo cai na gandaia como se não houvesse amanhã! Centros culturais, teatros e até mesmo alguns cinemas param para dar passagem à maior festa da cidade.





Salvador é uma cidade para os amantes carnavalescos! É daqueles que respiram e vivem o Carnaval em sua plenitude máxima! Nela, como diz a música: "o corpo estremesse, as pernas desobedecem e inconscientemente a gente dança"!


Ela só não tem o Carnaval mais grandioso do país por conta dos altos preços cobrados em seus abadás e camarotes, o que deixa a folia bastante segregada, deixando explícito que se você tem muito dinheiro, curte a folia com paz e tranquilidade, enquanto os que não tem, ficam a mercê da sorte e ao "deus dará"!




Mas, felizmente, essa segregação, aos poucos vem sendo reparada... Atualmente existe um movimento de resgate do Carnaval para todos, onde grandes nomes da música baiana vêm derrubando suas cordas e fazendo apresentações para todos, gratuitamente e de maneira bem democrática!


Fiquemos, então, na torcida de que este sentimento cresça de tal forma que, muito em breve, nossa bela Roma Negra tenha seus blocos e trios totalmente gratuitos, assim, como é feito em cidades como Recife, Olinda e Rio de Janeiro. E quando isso acontecer: ah, será muito difícil a Cidade da Bahia não conquistar o melhor Carnaval do Brasil!




E um último detalhe: prudência nunca é demais! Leve documentos, dinheiro e celular dentro de uma pochete ou doleira. Cuidado também com a PM soteropolitana: ela é grosseira e truculenta... Qualquer atitude sua da qual ela considere suspeita, pode ocasionar um tapa com cassetete ou soco.




Querendo obter maiores informações sobre Salvador e seus encantos, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para sua viagem dos sonhos, pode me procurar no meu e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!
Jansen Sarmento 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário