Dia Nacional do Teatro: um brinde ao teatro brasileiro!

Dia Nacional do Teatro: um brinde ao teatro brasileiro!

Find-the-Perfect-Hotel 300x250


Há dezoito anos atrás, tive a honra e a oportunidade de participar de um grupo teatral. Foi no teatro da Faculdade Pinheiro Guimarães, no bairro do Cacete, na Cidade do Rio de Janeiro, que passei dois anos dos mais interessantes da minha vida... A cia teatral se chamava Teatro Vida e o responsável era Paulo Sérgio Mag: um diretor de teatro que carregava consigo um amor incomensurável pela arte teatral.

Lembro que na minha primeira aula o que mais me impactou não foi necessariamente interpretar, mas, sim, a mandala que era formada após o exercício que foi proposto para discutir as emoções sentidas e vivenciadas em cima do palco... Quão poderoso era falar sobre os personagens vividos e que efeito terapêutico existia na troca de experiências dos sentimentos e emoções percebidas naquele momento.

Até cheguei a atuar com alguns textos, mas, o grande forte daquela escola teatral era a improvisação. Ah, e quantas emoções senti enquanto ali permaneci! Quantas catarses, transferências e contra-transferências experimentei com os personagens que ali interpretei... Sorri, amei, chorei, gritei, tremi, sofri, esperneei e senti na pele a magia que é dar vida a alguém que poderia ter tudo ou nada a ver comigo e, só quem fez, faz, vive ou ama desesperadamente o teatro pode entender o que estou dizendo.

Infelizmente, não segui adiante na carreira, e meu antigo diretor já não está mais entre nós, seguindo sua trajetória e fazendo o que amava, mas, continuo carregando comigo a forte marca que o teatro deixa naqueles que o conhecem a fundo... E, justamente por isso, não posso ficar calado diante deste dia tão especial: o dia nacional do teatro!

Um brinde a todos que carregam consigo a marca do teatro em suas vidas, seja trabalhando ou simplesmente amando essa tão bela arte! Um brinde ao teatro brasileiro, que mesmo tão sofrido, consegue ser tão lindo, talentoso, criativo e competente! 

Jansen Sarmento

Find-the-Perfect-Hotel 728x90
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário