6 de Maio: Aniversário de S. Freud e dia do Psicanalista no Brasil

6 de Maio: Aniversário de S. Freud e dia do Psicanalista no Brasil



O dia 6 de maio é comemorado no Brasil o “Dia do Psicanalista”. A data é oficial em todo o estado de São Paulo e na cidade de Vitória (ES) e foi instituída através de projetos de lei. A escolha do dia se deu por ser o nascimento de Sigmund Freud (1856 - 1939), pai da Psicanálise.

A Psicanálise é, por essência, uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia, sendo proposta e investigada por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco, ao longo de sua carreira médica. Seu método consiste na pesquisa e análise da psiquê humana, onde o ser humano é compreendido por sua constituição subjetiva, sendo entendido como um sujeito do inconsciente.

Fazendo um pequeno resumo da construção da Psicanálise, podemos afirmar que Freud acreditava que as pessoas podiam ser curadas de suas questões psicológicas, tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim a conhecimento da causa de suas dores e sofrimentos. O processo psicanalítico teria por finalidade a liberação das emoções e experiências reprimidas, ou seja, da conscientização do inconsciente. 

Embora a Psicanálise vá muito além deste pequeno resumo, é afirmativo dizer que ela é uma experiência catártica de cura onde os problemas psicológicos enraizados, ocultados e esquecidos na mente inconsciente, desde a nossa mais tenra infância, são trazidos à tona e dentro do tempo subjetivo de cada paciente, são devidamente resolvidos. 

São afirmações curtas, básicas e até pouco complexas, mas, que definem claramente o ofício do psicanalista, que é conduzir o seu paciente para uma reconstrução e uma nova forma de viver, fornecendo-lhes mecanismos para que encontrem, por si mesmos, uma maneira única e pessoal, o equilíbrio e o bem estar em processo de busca por uma vida mais saudável e qualitativa!

É nossa missão transmitir a teoria psicanalítica e levá-los ao encontro do complexo e rico universo do inconsciente, deecoberto por Freud e ampliado por tantos outros teóricos, que permitiram a elasticidade de nossa técnica, contribuindo assim, para o alívio do sofrimento psíquico e para a descoberta de nós mesmos, trazendo sentido às dores, faltas e excessos da alma humana.

Fazer psicanálise é uma uma viagem emocionante de autodescoberta; é adentrar para dentro e além de si mesmos! Experimente!

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. (Rubens Alves)

A todos os psicanalistas do Brasil, muito sucesso e um feliz dia!

Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 99131-6295
Atendimento ON LINE, Presencial e Domiciliar


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário