Dica cultural e teatral para o público carioca: Museu Nacional - Todas as vozes do fogo

Dica cultural e teatral para o público carioca: Museu Nacional - Todas as vozes do fogo.




Cresci num bairro da Zona Norte Carioca, muito próximo a quinta da Boa Vista e posso afirmar que, durante a infância e parte da adolescência, o parque e o Museu Nacional foram, praticamente, uma extensão do quintal da minha casa.


Excursões escolares, visitas na cia dos pais ou até mesmo, com amigos, em dias em que matávamos aulas. Foram tantas as vezes, que não sei contar quantas vezes fui...





Lembro que a notícia do incêndio me pegou com a força de um soco na boca do estômago e me fez chorar. Estava assistindo um show, na praia de São Francisco, em Niterói e desde que soube, me desconcentrei e não consegui mais aproveitar o evento.


Assistir essa peça da Cia Barca dos Corações Partidos me emocionou desde seus primeiros minutos e foi assim durante todo o espetáculo. 


A peça, nos apresenta Luzia, o esqueleto humano mais antigo do Brasil, em exposição no Museu e que, apesar do incêndio devastador, teve o seu crânio intocado. 




Ela, uma ‘sobrevivente’ do incêndio, nos apresenta a história do museu e faz uma espécie de visita guiada, pela complexa estrutura do local (que era o mais antigo centro de ciência e pesquisa da América do Sul), como também revisita a construção histórica do nosso país.


Além de nos apresentar toda a grandeza e importância do museu e de suas instalações, a peça traz críticas e reflexões sobre o descaso com o patrimônio nacional e com a falta de interesse em investir na nossa cultura e no nosso povo. 


Ao findar do espetáculo, além de estarmos mais íntimos com o nosso maior e mais grandioso museu, fica um chamar de atenção para o Brasil que queremos e podemos construir, bem como a possibilidade de fazermos diferente do que foi feito com a história nacional, até este momento...


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Museu Nacional é uma peça obrigatória e que merece ser assistida, seja para render homenagens ao maior museu do país (que está sendo reconstruído), seja para sairmos pensando melhor sobre o nosso compromisso como cidadãos, pra que novas tragédias, como a do museu (e tantas outras) se transformem numa realidade distante, nos anos vindouros...


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725 

Atendimento On Line 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário