Recomendações a você que faz psicoterapia
O maior inimigo de quem faz psicoterapia é a própria pessoa, uma vez que a pressa, a ansiedade e a angústia de querer vendo as coisas melhorarem rapidamente podem fazê-lo não entender que é preciso tempo para que as mudanças tão almejadas aconteçam...
Contudo, não devemos esquecer que nós, profissionais, também somos humanos, temos os nossos próprios atravessamentos e em algum momento pode-de deixar passar o tato e a percepção do processo terapêutico de quem estamos atendendo...
Não há uma regra, nem uma receita pronta para o paciente não se perder em sua ânsia de agilizar a terapia, nem para que o profissional se desprenda dos seus atravessamentos, contudo, fica uma dica válida para mim, você e todos nós: QUESTIONE E QUESTIONE-SE!
Procure a sensibilidade de se ler de ler os seus passos, de ler o tratamento e se preciso for, falar sobre as suas percepções e angústias do seu processo terapêutico... Não se cale!
Para alguns, pode parecer óbvio, mas, não é! Teoria e prática caminham juntas, mas existem sutilezas e vale a pena mensurá-las. Isso faz toda a diferença para você e também, para o profissional que te atende!
Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br
Esteja você no lugar do paciente ou do psicoterapeuta; seja sensível a você e ao ser humano que está frente a frente contigo! Ambos terão muito a ganhar. Pense nisso!
Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento On Line
ConversãoConversão EmoticonEmoticon