Castelo de São Jorge: Um dos Símbolos Máximos de Lisboa e Portugal

Castelo de São Jorge: Um dos Símbolos Máximos de Lisboa e Portugal



A capital portuguesa é repleta lugares especiais e que refletem a história, a cultura e o estilo de vida do povo português, mas, talvez, nenhum deles seja tão presente como o Castelo de São Jorge, que está visível por quase todos os lugares da região central de Lisboa...




Ele é uma das construções mais antigas do país e sua edificação (ainda como fortificação) é datada do século II a.C, época em que toda a região da península ibérica era dominada pelos mouros. Já o castelo propriamente dito foi fundado nos séculos X e XI, ainda sob o domínio muçulmano.


No século XII, mais precisamente no ano de 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henrique consegue retomar Lisboa e o castelo, que desde o século VIII já era um local de suma importância na vida da cidade, assume ainda mais relevância, se tornando, então, residência do rei e de sua corte.


No século XIII ele é transformado em Paço Real, passando, então a ser o local de recebimento de personagens ilustres, tanto nacionais, como estrangeiros e para a realização de festas, comemorações e aclamações. 




No ano de 1580, Portugal é integrado à corte espanhola e a família real, junto de sua corte se transferem para o Paço da Ribeira. A partir deste momento, o Castelo de São Jorge assume um caráter militar, passando a ser utilizado como local de prisão e fortificação.

 photo perfumariav_zpsvuft1vuu.png








Em 1755, com o grande terremoto que destrói boa parte de Lisboa, a construção também sofre as consequências, tem várias áreas destruídas e, posteriormente, novas construções são edificadas sobre as ruínas, contudo, durante este período, o castelo é mal aproveitado e passa a ser uma área pouco preservada e, até mesmo, esquecida.



Após esse período de esquecimento, no ano de 1910 os rumos do Castelo de São Jorge começam a mudar: ele é nomeado Monumento Nacional, acarretando em diversas obras de restauro ao longo do século XX, transformando-o assim, num dos símbolos máximos de Lisboa e de todo o país.


Atualmente, ele é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal, onde os visitantes podem aproveitar sua grande área aberta para lazer, além de desfrutar de vistas sensacionais e se aprofundar na história da nossa pátria mãe...


Espaço com exposição permanente, jardins com espécies típicas das florestas portuguesas, câmera obscura, miradouro, vestígios do antigo paço real e um sítio arqueológico são algumas das atrações que fazem do Castelo de São Jorge um dos melhores lugares para visitação da metrópole lisboeta. É  um lugar obrigatório para quem vai passar pela bela Lisboa.


O Castelo de São Jorge está localizado no histórico bairro de Alfama e está aberto de segunda a segunda (de 01/11 a 28/02, de 09h as 18h e de 01/03 a 30/10, de 09h as 21h). Obs.: o monumento não abre nos seguintes dias do ano: 01/01, 01/05; 24, 25 e 31/12. O ingresso de bilhete integral sai a € 10. Maiores informações no site.



Querendo obter maiores informações sobre Lisboa e seu Castelo de São Jorge pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de agenciamento ou consultoria para sua viagem dos sonhos, pode me procurar por e-mail ou via WhatsApp. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Aline Costa
Administrador
23 de abril de 2019 às 15:52 ×

Que ótimo! Um lugar bem místico! Quero ir!

Responder
avatar
Unknown
Administrador
19 de maio de 2019 às 19:31 ×

Pena que não li antes. Voltei de lá a uma semana atrás.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário