Sobre a Arte de Ressignificar

Solidão: heroína ou vilã do ser humano?

Solidão: heroína ou vilã do ser humano?


A solidão não tem causa única comum, por isso, as prevenções e os tratamentos para este estado de espírito variam bastante de pessoa para pessoa.

Tal sentimento pode ser experimentado mesmo quando estamos cercados por outras pessoas e suas causas são variadas, incluindo fatores sociais, mentais, emocionais e físicos.

É uma experiência subjetiva que pode ser benéfica e saudável para nosso crescimento pessoal ou bastante prejudicial, nos levando a um abismo psíquico que pode nos adoecer ou até mesmo nos levar a morte.

É um sentimento que pode ter sentido ambíguo, nos trazendo diversos benefícios ou nos levar a um vazio perigoso, que pode ser difícil de se conseguir sair dele. Existe uma linha tênue entre o bem e o mal estar, que dependendo da situação pode cegar nossa visão dos fatos e jogar-nos em um completo distanciamento social...


Por isso, é importante refletir e responder a si mesmo como estão os momentos solitários da sua vida; eles são agradáveis? O que você faz quando está só? Como são seus pensamentos quando está na companhia de si mesmo? Você se sente vazio ou se sente preenchido ao se deparar sem nenhuma outra companhia? Quais seriam as suas conclusões?

Se a sua resposta sincera estiver ligada a questões cotidianas, dentro do que chamamos de normalidade, não há o que se preocupar: possivelmente são momentos sazonais, saudáveis e necessários para  o bem estar e qualidade da sua vida.

Agora, se lhe faltam respostas, se a sensação de vazio é sua maior companhia e com ela vem o desejo constante e crescente de estar distante de tudo e de todos, é sinal de que as coisas não estão indo nada bem e de que algo precisa ser feito...

É muito provável que este desejo estar afastado do mundo sejam sintomas relacionados a fobia social, sentimentos depressivos ou de ansiedade... Um sinal claro de que você precisa de ajuda!

E a terapia pode ser a solução! Procure o psicólogo da sua preferência, para lidar com a sua solidão e para descobrir as causas que te levaram a este afastamento social, bem como trabalhar as tantas outras questões que, com certeza devem permear os seus pensamentos...

Vale dizer que psicoterapia deve ser encarada como um investimento, pois, através dela, a vida volta se organizar melhor e com ela se (re)descobre a alegria de viver. Pense nisso!

Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725 - (21) 99131-6295
Atendimento Psicológico On Line, Domiciliar e Presencial

CLIQUE AQUI E AGENDE A SUA CONSULTA.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário