Maus influencers do Instagram na mira dos islandeses

Maus influencers do Instagram na mira dos islandeses

Foto extraída do site www.pixabay.com

A Islândia é um dos destinos mais populares entre viajantes que buscam de conseguir a foto perfeita, acarretando numa marca que ultrapassa os 10 milhões de imagens no Instagram. Diante do sucesso, o país nórdico é chamado de "instagramável", pois, tem um forte potencial para exibição de posts na rede, gerando assim, números expressivos de curtidas e de seguidores...





Foto extraída do site www.pixabay.com

Apesar do sucesso e da repercussão, que resulta na entrada de mais turistas na nação, os moradores do país declararam guerra aos maus influenciadores digitais se tornaram um grande problema para a ilha.

Foto extraída do site www.pixabay.com

A vinda destes divulgadores ficou tão problemática que existem páginas no Instagram e Facebook, criadas por muitos dos moradores do país, totalmente dedicadas a denunciar o mau comportamento dos instagrammers.

Foto extraída do site www.pixabay.com

Elas mostram influenciadores digitais em diversas ações que são proibidas no país, como fotografias bebendo e dirigindo, fotos caminhando sobre musgos (um tipo de vegetação frágil e típica do país), atravessando limites turísticos de locais populares, pilotando drones sobre cavalos selvagens ou sentados em geleiras.


 photo header-achados-natura-mobile_zpso6hf37f0.jpg 

A situação é tão preocupante que a Islândia lançou várias iniciativas na tentativa de promover o comportamento responsável por parte dos turistas, avisando assim, aos seus visitantes sobre a importância da preservação do ecossistema do país e de se respeitar as leis de meio ambiente em vigência.

Foto extraída do site www.pixabay.com 

O governo lançou, também, um termo de compromisso para que turistas assinem, ainda no aeroporto, se comprometendo em preservar os lugares visitados, deixando-os da mesma maneira que os encontraram.

Foto extraída do site www.pixabay.com

Vale pontuar que o comportamento imprudente e inadequado de uma pessoa famosa pode afetar seriamente toda uma região, levando-se em consideração que a tendência é a de que os seguidores repitam os mesmos atos cometidos pelo autor dos vídeos e das fotos postadas numa rede.

Foto extraída do site www.pixabay.com 

Em exemplo disto é o Desfiladeiro de Fjadrargljufur, que ficou famoso após virar cenário do clip I'll Show You, do cantor Justin Bieber e foi invadido por turistas, forçando o governo a fechar a área até que a mesma esteja estável e estruturada para recebimento de visitantes.

Foto extraída do site www.pixabay.com

É importante dizer que alguns instagrammers são patrocinados por empresas e, em busca da continuidade de patrocínio, deixam de obedecer regras só para conseguirem uma foto incrível, sem levar em consideração os riscos ao meio ambiente ou até mesmo a própria vida.

Foto extraída do site www.pixabay.com

Sabemos que tais atitudes são pontuais e, portanto, não devemos culpar a todos os influenciadores digitais, mas, as medidas adotadas pela Islândia dão um alerta sobre ações que podem acarretar em represálias, por conta da falta de senso e de respeito para com os lugares visitados pelos mesmos.

Foto extraída do site www.pixabay.com

É necessário termos em mente que muito mais importante que os vídeos e fotos incríveis estão as lembranças guardadas na mente e a apreciação do momento que estamos vivendo. No nosso mundo virtual, fotos e vídeos desaparecem rapidamente, mas, o sentimento genuíno de renovação da alma fica registrado conosco, em cada local incrível que temos o privilégio de conhecer...

Foto extraída do site www.pixabay.com

Portanto, procure entrar em sintonia, deixe suas energias se renovarem e esqueça um pouquinho o mundo virtual para se conectar com o local visitado. Deixe-se levar pelo momento que está sendo vivido e respeite as leis vigentes para não correr o risco de dificultar sua própria liberdade, nem de degradar o local visitado.

Foto extraída do site www.pixabay.com

Lembre-se que vivemos no mesmo planeta e também é nossa responsabilidade preservá-lo! Tirar fotos e gravar vídeos é bom, mas, trazer a experiência de um novo destino para dentro de si é melhor ainda! Não se esqueça que viajar é terapêutico e, para isto acontecer, só depende de você!

Jansen Sarmento.








Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Hoteis, Pousadas, Hostels, Campings, Casas e Apartamentos: você encontra tudo isso no booking.com

Viagens Nacionais e Internacionais: você encontra no Hotel Urbano.

Populares

Quem sou eu

Minha foto
Muito prazer: me chamo Jansen Sarmento! Sou Guia de Turismo, Consultor de Viagens e Psicólogo. Atuo de forma autônoma com guiamentos turísticos, criação de roteiros personalizados, elaboração e planejamento de todo o processo de viagem. Criei esse espaço com a intenção de falar sobre assuntos que abordem viagens e cultura, de maneira geral... Meu objetivo é compartilhar informações que considero relevantes sobre os temas e dividir informações e experiências de viagem, com todos que tiverem interesse. Desejo, não só falar sobre o conhecimento que adquiri, como também aprender com cada um de vocês, pois, estamos sempre descobrindo algo novo e trazendo conosco a marca de um outro alguém no decorrer de nossa existência... Sejam muito bem vindos e vamos juntos vivenciar novas experiências!