Vista Chinesa e Mesa do Imperador: duas jóias da Cidade Maravilhosa!

Vista Chinesa e Mesa do Imperador: duas jóias da Cidade Maravilhosa!

Cenário visto do Mirante da Vista Chinesa

O Rio de Janeiro é uma metrópole multifacetada e com diversas vocações turísticas num mesmo espaço territorial: natureza, arquitetura, história, arte, paisagismo, entre outras qualidades, todos juntos e fazendo do município o destino mais procurado e desejado do pais. E, dentre tantas opções, duas que misturam história, arquitetura, natureza e vistas deslumbrantes, fazem uma estadia na Cidade Maravilhosa ficar ainda mais especial. Tratam-se da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador.




A primeira é um mirante em estilo chinês e foi construído no ano de 1903, durante a gestão do prefeito Pereira Passos em homenagem aos trabalhadores chineses que vieram inicialmente ao Brasil, a mando de D. João VI, para introduzir o cultivo do chá e, posteriormente para a lavoura do arroz no país. Embora o cultivo de ambos não tenha sido tão promissor quanto o esperado, a maior parte dos imigrantes orientais ficou instalada pela região e, por isso, se deduz que o então prefeito tenha e optado por erguer o monumento, que é de autoria do arquiteto Luís Rei, no local. 

Mirante da Vista Chinesa

Mesa do Imperador

Já a segunda ganhou esse nome por ter sido um local preparado para receber a família imperial, que frequentemente passeava pelo local. Além dos representantes do império, nobres e burgueses também iam até o local para realizar almoços campestres e passeios pela floresta. Daquela época, somente a enorme mesa de pedra permanece no local, faltando assim, os bancos e a bica d'água de ferro fundido que compunham o cenário da época do império, porém, apesar da falta, o local continua bucólico agradável, nos dando assim, uma boa percepção do primor arquitetônico e urbanístico da época.   

 photo header-achados-natura-mobile_zpso6hf37f0.jpg 





Os locais são bem próximos e podem ser feitos a uma curta distância a pé, brindando os visitantes com paisagens magníficas da Floresta da Tijuca e da Zona Sul carioca. Lá, pode-se observar as montanhas do Corcovado e o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, Niterói, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praia de Ipanema e Leblon, além do Morro dos Irmãos. O clima mais ameno, o ambiente bucólico e as vistas espetaculares fazem da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, um dos melhores locais para serem visitados no Rio de Janeiro.

Cenário visto do Mirante da Vista Chinesa

Cenário visto da Pedra do Imperador

O acesso mais usual é feito a partir do Horto, subindo a rua Pacheco Leão e as estradas da Castorina e da Vista Chinesa, podendo ser feito a pé, de bicicleta, carro (particular, táxi ou Uber) ou van e os melhores dias para visitação são aos finais de semana ou feriados, por conta do aumento do fluxo de pedestres, ciclistas e veículos na região. Vale também uma visita a cachoeira do Quebra e sua represa, que estão praticamente na beira da estrada da Castorina.

Estrada da Castorina

Represa e Cachoeira do Quebra

Existem outras possibilidades que podem deixar uma ida a estes dois icônicos símbolos da cidade ainda mais interessante e aventureira (esta sugestão é para os menos preguiçosos e mais bem dispostos), que é se aventurar em outras trilhas, a partir da Cachoeira da Reserva ou da Pedra da Proa, a partir da Mesa do Imperador, mas, este é um assunto para ser melhor abordado e explicado a partir de um novo texto...

Vista da Trilha da Pedra da Proa

Pedra da Proa

Passear pela área da Floresta da Tijuca que engloba a Vista Chinesa e a Pedra do Imperador é um super programa, tanto para nativos, como também para turistas e o melhor de tudo: não existe nenhuma cobrança de ingressos para curtir e aproveitar toda a beleza que ali habita. É um roteiro que, além de ser um dos mais belos do mundo, possui também um grande valor histórico. Tente juntar essas duas qualidades e desfrute de um dia ímpar em sua vida. Ah, e caso não saiba como fazer essa mistura de natureza e história, que tal consultar um Guia de Turismo? Ele pode fazer toda a diferença no seu tour...

Cachoeira do Quebra

Cenário visto do Mirante da Vista Chinesa


Querendo obter maiores informações sobre estes lugares do Rio de Janeiro, pode me perguntar que eu conto tudo! E precisando de consultoria e agenciamento para sua viagem dos sonhos. Precisando também dos serviços de um Guia de Turismo em sua estadia no Rio de Janeiro, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com, na minha fanpage (Jansen Terapeuta pelo Mundo) ou pelo whatsapp (21)99131-6295. Aqui não há preocupações com roteiros, hospedagens, compras de passagens e outras questões burocráticas... E pode acreditar que sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário