Encontre aqui o seu hotel!

Booking.com

Oito destinos nordestinos para aproveitar as festas juninas

Oito destinos nordestinos para aproveitar as festas juninas



Herança da cultura europeia no país, as festas juninas acontecem em celebração a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Embora o país inteiro celebre as comemorações do mês de junho, é no Nordeste que ela ganha maior vulto e significado, se tornando uma das características identitárias de toda a região.
Em outras regiões do país, como Sul e Sudeste, os festejos perderam um pouco do seu fôlego e bastante coisa de sua tradição, ganhado assim, novos contornos, porém, as festas nordestinas continuam a manter seus costumes praticamente intactos, atraindo, por isso, uma multidão ávida para aproveitar o máximo de dias das comemorações juninas.


Sendo assim, nada melhor que apresentar oito das festas juninas mais famosas e animadas do Nordeste para você escolher aquela que tem mais a sua cara e, de quebra aproveitar tudo o que essa região tem de melhor...

8 - Assu (RN)




Completando 292 anos neste ano, os festejos juninos da cidade de Assú estão entre os mais antigos do mundo (sendo o mais velho do Brasil). As festividades, que também comemoram o padroeiro da cidade, São João Batista, atraem milhares de pessoas, contando ainda, com a presença de grandes nomes do forró e do sertanejo em suas comemorações. Se Assú for a sua cidade escolhida para aproveitar os festas juninas, aproveite também para passar uns dias na bela Natal, capital do Rio Grande do Norte!

7 - Teresina (PI)




Com o tema de Cultura Popular neste ano de 2018. As celebrações juninas de maior representatividade do estado, pretendem resgatar as lendas e contos do Piauí, entre elas o Bumba-Meu-Boi e o Reisado. Em 2017 a festa recebeu mais de 300 mil visitantes e neste ano ambiciona superar os números do ano passado em seus oito dias de festa. Este período é também uma excelente oportunidade de conhecer a única capital nordestina que não está a beira mar e nesta época do ano possui um clima bem mais ameno (vale lembrar que Teresina é uma das capitais mais quentes do país). 

6 - Salvador (BA)



Que tal deixar um pouquinho o pré-carnaval e a própria festa profana de lado para ver o que o baiano e a baiana tem no mês de junho? Pois bem, fique sabendo que nem só de axé a cidade de Salvador vive. As festas juninas tomam conta, não só da cidade soteropolitana, como também, de todo o estado. São mais de 400 cidades celebrando os festejos de São João, São Pedro e Santo Antônio. Na capital baiana a festa mais emblemática acontece no Pelourinho, mas, toda a cidade entra em festa com as muitas atrações que estão espalhadas por todo o mês de junho.

5 - Mossoró (RN)



Consolidado como o São João mais cultural do país, os festejos de Mossoró ganharam um vulto tão grande, ao ponto do município ganhar uma cidade junina neste mês de festas. O evento vai além das grandes atrações musicais e apresentam atividades como passeios ciclísticos, festival de quadrilhas, seminários, exposições, espetáculos teatrais, cidadela temática e muito mais! Tudo isso para deleite de seus participantes. 

4 - São Luís (MA)



Com festejos que acontecem durante todo o mês de junho, o São João de São Luís toma conta de toda a capital maranhense. Milhares de pessoas vão prestigiar os eventos espalhados por toda a cidade, que tem no Bumba-Meu-Boi sua estrela principal! É uma excelente oportunidade de conhecer melhor a cidade deliciosa e vibrante que é São Luís! 

3 - Aracajú (SE)



A capital sergipana é dessas cidades que se prepara o ano todo para realizar uma das maiores e mais tradicionais festas juninas de todo o Brasil. Apesar da tradição, os organizadores intitulam os festejos como ecléticos e incluem em sua programação, todas as variações do forró, indo desde o som mais tradicional, considerados de raiz até os ritmos mais modernos. É forró até não acabar mais! Vale ainda dizer, que a festa é considerada o maior "arraiá" a céu aberto do país. 

2- Caruaru (PE)



Um dos melhores e mais procurados destinos de São João do país, a grande festa atrai gente de todo o país até o agreste pernambucano. Ao lado da festa de Campina Grande, Caruarú se mantém como a cidade de maior importância para os festejos juninos. Para se ter uma noção de sua imensidão, mais de dois milhões de pessoas circulando em todo o mês de julho pelos espaços dedicados a diversão no município, que recebe o título de maior festa ao ar livre do mundo.

Campina Grande (PB)



O Maior São Joao do Mundo: assim se auto intitula as festas juninas de Campina Grande! E não é para menos: são mais de 2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de festa no município. É música para todo o lado, com atrações diversificadas, tanto de dia, como a noite (seguindo pela madrugada). Impossível ficar parado e sem ser contagiado pela alegria da festa!




E aí? Gostou das dicas? Agora é só correr para aproveitar esse mês de festas no Nordeste. Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário