Oito destinos nordestinos para aproveitar as festas juninas

Oito destinos nordestinos para aproveitar as festas juninas



Herança da cultura europeia no país, as festas juninas acontecem em celebração a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Embora o país inteiro celebre as comemorações do mês de junho, é no Nordeste que ela ganha maior vulto e significado, se tornando uma das características identitárias de toda a região.
Em outras regiões do país, como Sul e Sudeste, os festejos perderam um pouco do seu fôlego e bastante coisa de sua tradição, ganhado assim, novos contornos, porém, as festas nordestinas continuam a manter seus costumes praticamente intactos, atraindo, por isso, uma multidão ávida para aproveitar o máximo de dias das comemorações juninas.


Sendo assim, nada melhor que apresentar oito das festas juninas mais famosas e animadas do Nordeste para você escolher aquela que tem mais a sua cara e, de quebra aproveitar tudo o que essa região tem de melhor...

8 - Assu (RN)




Completando 292 anos neste ano, os festejos juninos da cidade de Assú estão entre os mais antigos do mundo (sendo o mais velho do Brasil). As festividades, que também comemoram o padroeiro da cidade, São João Batista, atraem milhares de pessoas, contando ainda, com a presença de grandes nomes do forró e do sertanejo em suas comemorações. Se Assú for a sua cidade escolhida para aproveitar os festas juninas, aproveite também para passar uns dias na bela Natal, capital do Rio Grande do Norte!

7 - Teresina (PI)




Com o tema de Cultura Popular neste ano de 2018. As celebrações juninas de maior representatividade do estado, pretendem resgatar as lendas e contos do Piauí, entre elas o Bumba-Meu-Boi e o Reisado. Em 2017 a festa recebeu mais de 300 mil visitantes e neste ano ambiciona superar os números do ano passado em seus oito dias de festa. Este período é também uma excelente oportunidade de conhecer a única capital nordestina que não está a beira mar e nesta época do ano possui um clima bem mais ameno (vale lembrar que Teresina é uma das capitais mais quentes do país). 

6 - Salvador (BA)



Que tal deixar um pouquinho o pré-carnaval e a própria festa profana de lado para ver o que o baiano e a baiana tem no mês de junho? Pois bem, fique sabendo que nem só de axé a cidade de Salvador vive. As festas juninas tomam conta, não só da cidade soteropolitana, como também, de todo o estado. São mais de 400 cidades celebrando os festejos de São João, São Pedro e Santo Antônio. Na capital baiana a festa mais emblemática acontece no Pelourinho, mas, toda a cidade entra em festa com as muitas atrações que estão espalhadas por todo o mês de junho.

5 - Mossoró (RN)



Consolidado como o São João mais cultural do país, os festejos de Mossoró ganharam um vulto tão grande, ao ponto do município ganhar uma cidade junina neste mês de festas. O evento vai além das grandes atrações musicais e apresentam atividades como passeios ciclísticos, festival de quadrilhas, seminários, exposições, espetáculos teatrais, cidadela temática e muito mais! Tudo isso para deleite de seus participantes. 

4 - São Luís (MA)



Com festejos que acontecem durante todo o mês de junho, o São João de São Luís toma conta de toda a capital maranhense. Milhares de pessoas vão prestigiar os eventos espalhados por toda a cidade, que tem no Bumba-Meu-Boi sua estrela principal! É uma excelente oportunidade de conhecer melhor a cidade deliciosa e vibrante que é São Luís! 

3 - Aracajú (SE)



A capital sergipana é dessas cidades que se prepara o ano todo para realizar uma das maiores e mais tradicionais festas juninas de todo o Brasil. Apesar da tradição, os organizadores intitulam os festejos como ecléticos e incluem em sua programação, todas as variações do forró, indo desde o som mais tradicional, considerados de raiz até os ritmos mais modernos. É forró até não acabar mais! Vale ainda dizer, que a festa é considerada o maior "arraiá" a céu aberto do país. 

2- Caruaru (PE)



Um dos melhores e mais procurados destinos de São João do país, a grande festa atrai gente de todo o país até o agreste pernambucano. Ao lado da festa de Campina Grande, Caruarú se mantém como a cidade de maior importância para os festejos juninos. Para se ter uma noção de sua imensidão, mais de dois milhões de pessoas circulando em todo o mês de julho pelos espaços dedicados a diversão no município, que recebe o título de maior festa ao ar livre do mundo.

Campina Grande (PB)



O Maior São Joao do Mundo: assim se auto intitula as festas juninas de Campina Grande! E não é para menos: são mais de 2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de festa no município. É música para todo o lado, com atrações diversificadas, tanto de dia, como a noite (seguindo pela madrugada). Impossível ficar parado e sem ser contagiado pela alegria da festa!




E aí? Gostou das dicas? Agora é só correr para aproveitar esse mês de festas no Nordeste. Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário