Divertidamente 2: uma abordagem sensível do caos da adolescência
Sim, Divertidamente 2 é a maior diversão e também uma excelente reflexão sobre a conturbada vida adolescente... A película, que dá sequência à história de Riley aponta um período de equilíbrio, tranquilidade e felicidade vivido por ela e suas amigas.
Tudo está dando certo, até que surge o convite da treinadora de hóquei para a participação de um evento que pode garantir a entrada no time de veteranos e na descoberta de que on próximo ano, as companheiras inseparáveis da escola serão transferidas para outra unidade de ensino.
É aí que as coisas se complicam: os sentimentos básicos (ou primários), Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva, vêem a chegada de novos integrantes. São eles Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio. Sentimentos mais complexos, com personalidades diferentes e sem muita sintonia com os primeiros moradores da psique de Riley.
Sem muito diálogo entre si e visões opostas do que é melhor para a jovenzinha, um embate protagonizado por Alegria e Ansiedade acontece, fazendo com que a emoção novata expulse os sentimentos primarios da sala de comando mental, para mudar a personalidade de Riley, com o intuito de que a mesma consiga passar com mais sucesso na nova fase da adolescência que se aproxima.
A partir desta expulsão, Alegria e sua trupe inciam uma jornada rumo ao resgate e "salvação" da personalidade e dos valores da antiga Riley...
E, é nesta jornada que Divertidamente 2 mostra um olhar sensível sobre a explosão de sentimentos da adolescência e o caos de sensações que podem ser vividos em uma fase tão complexa da vida.
Ser bom ou mal? Ser justo ou injusto? Seguir novas possibilidades ou manter os valores mais antigos? Amigos novos ou antigos? Ser honesto ou não ser? Pensar em si ou no grupo? Continuar sendo a pessoa que sou ou me tornar uma pessoa diferente para me caber nos lugares onde chego? Amar ou não amar? E por aí se vai, com tantos questionamentos, dúvidas e explosões de sentimentos...
A película mostra tudo isso de uma forma muito delicada e traz com ela a possibilidade de reflexão, não só para adolescentes em fase de puberdade, como também aos pais que, depois dos jovens, talvez sejam os mais afetados por tantas transformações.
Apesar de um filme excelente e com ótimos elementos de discussões, elaborações e reflexões, ficou de fora o que diz respeito a limites e, talvez uma provocação sobre a super proteção, fatores estes que podem colocar o adolescente num lugar de reinado, de imposição de desejos e vontades que precisam ser atendidas a todo momento, que nos dias atuais são prontamente obedecidas por figuras paternas e maternas, que não souberam lidar com as faltas de sua própria história...
Porém, mesmo com tal observação, Divertidamente 2 mantém a mesma qualidade do primeiro e traz consigo uma resolução dos transtornos da historia, com um final bem realista e que pode ser vivido por qualquer outro adolescente como a Riley, desde que os pais estejam atentos e dispostos a acompanharem de perto (e sem mimos), a caminhada dos filhos. Imperdível!
Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento On line
ConversãoConversão EmoticonEmoticon