Viver no padrão que a sociedade quer?
Me chamou a atenção uma reportagem falando de um influência que decidiu fazer harmonização facial e outras intervenções cirúrgicas por não aguentar mais ser chamado de feio nas redes sociais...
Nada contra os procedimentos cirúrgicos, pois, assim como Freud, acredito que a felicidade é um problema individual, onde cada um descobre por si, o próprio jeito de ser feliz.
Mas, apesar desta máxima, fico pensando, será que a nossa felicidade está atrelada aos padrões exigidos pelas redes sociais?
Será que precisamos tentar, a todo momento e a todo custo, mostrar perfeição, para ser admirado (e até mesmo adorado) por gente que nem mesmo conhecemos? Que necessidade é essa de querer ser visto e estar na mídia a todo momento?
Freud também afirmava que seríamos muito melhores se não quiséssemos ser tão bons e, sem querer ser um julgador ou crítico, deixo aqui uma pergunta para reflexão:
Talvez a vida fique mais gostosa sem tantas amarras e tanto esforço de atender os padrões sociais exigidos, para ser vivida com mais liberdade e leveza... Que tal experimentar? Fica a sugestão!
Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br
Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento On Line
ConversãoConversão EmoticonEmoticon