Bem estar: o poder terapêutico dos animais de estimação em nossas vidas

Bem estar: o poder terapêutico dos animais de estimação em nossas vidas



Por conta da minha vida profissional corrida e do meu amor por viagens, optei por não ter animais de estimação, contudo, a cada momento que tenho a oportunidade de estar na companhia de um deles, aproveito bastante a oportunidade para receber um carinho sincero e genuíno.




Os companheirinhos mais que mais mantenho contato são esses dois sobrinhos lindos: a Cloe e o Barthô, que enchem o meu coração de alegria, cada vez que os encontro... E toda vez que os vejo é sempre como podem perceber nesta primeira foto: uma avalanche de muito amor e carinho.


Por isso, se você tem disponibilidade de tempo, é caseiro e ainda tem alguma dúvida sobre ter ou não um animal de estimação em casa, seguem alguns benefícios que eles podem trazer para a sua vida, para a vida da sua família e para a vida daqueles que frequentam a sua casa:




1) Aumentam nossa expectativa de vida - as responsabilidade diárias como levar o cãozinho para passear, alimentar, trocar a água e limpar a sujeira deixada por eles, ajudam deixar a mente e o corpo ativos, diminuindo, assim, as possibilidades de padecimento por várias doenças físicas e transtornos mentais.

2) Evitam o sentimento de solidão e isolamento - nossos animais nos ajudam a superar o sentimento de solidão, pois, além de excelentes parceiros, são, antes de tudo, alguém que nos faz companhia.


3) Ajudam a superar obstáculos - animais domésticos possibilitam que seus donos possam canalizar emoções e superar desafios, tanto os de ordem física, como emocionais.




4) Nos deixam mais responsáveis - ter um animalzinho em casa, que depende de nós para sobreviver, estimulam o compromisso e o entendimento da preocupação com o bem estar dos outros, nos deixando mais empáticos, não somente com os animais, como também com outras pessoas.


5) Aumentam nossa imunidade - ter um animal de estimação, especialmente desde a infância, expõe a pessoa a alérgenos e a patógenos estranhos, sensibilizando todo o nosso sistema imunológico, deixando-o mais fortalecido, contra algumas alergias, infecções e até mesmo, doenças.


6) Trazem mais felicidade - criar um animal de estimação estimula a produção de dopamina e serotonina, os dois hormônios relacionados a felicidade e ao bem-estar. Além disso, eles reduzem o nosso nível de cortisol, o hormônio causador do estresse, deixando-nos, assim, mais tranquilos, em sua companhia.



Como podem ver, animais de estimação fazem bem e pode nos deixar ainda mais felizes. Eles são excelentes companheiros de vida e ajudam a deixar o nosso dia a adua mais leve e feliz, contudo, vale lembrar que não basta só tê-los em casa. É primordial o compromisso e dedicação. 


Animais não são acessórios, nem brinquedos! São seres vivos que precisam da nossa atenção e dependem do nosso cuidado para viverem saudáveis e felizes. 


Infelizmente, muitos são os que tomam decisões de ter um bichinho de estimação por impulso, não aguentam a responsabilidade e os abandonam, deixando-os desamparados e a mercê da própria sorte... Não seja alguém assim! Certifique-se que você realmente conseguirá cuidar do seu animalzinho até o fim. 


Lembre-se que eles são seres sensíveis, que se emocionam, sentem alegria e tristeza, que também sofrem como nós. Uma vez, decidindo adotar um, é nossa responsabilidade criá-los e fazê-los felizes. Como diz o ditado, grandes decisões, trazem grandes responsabilidades. Fica a dica. 😉


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725

Atendimento on line


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Unknown
Administrador
3 de maio de 2021 às 13:33 ×

Lindos!!!

Parabéns Unknown
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário