Não tente mudar o outro; mude você!

Um adeus a Contardo Calligaris: um dos maiores nomes da Psicanálise, na atualidade...

Um adeus a Contardo Calligaris: um dos maiores nomes da Psicanálise, na atualidade...


Foto: Charles Guerra/Donna (extraída do site: fronteiras.com)


Eis que hoje, dia 30 de março de 2020, numa conversa via whatsapp, com uma grande amiga, que mora em Portugal, fui informado por ela do falecimento de Contardo Calligaris. Em virtude de uma fake news sobre sua morte na semana passada, inicialmente não acreditei e cheguei a comentar sobre o assunto...


Mas, como tenho por hábito, conferir notícias que me são passadas, eis que descubro a verdade dos fatos e realmente, sua partida está informada nos grandes sites de notícias. 


Apesar de saber da sua luta contra um câncer, foi um grande choque saber desta perda! Comtardo Calligaris foi um dos nomes que mais me influenciaram no meu estilo de trabalho, no amor e na admiração que sinto pelos meus ofícios de Psicólogo e Psicanalista.


Lembro-me do meu primeiro contato com este mestre, há quase 20 anos, ainda graduando de Psicologia, através da leitura do best seller Cartas a um Jovem Terapeuta... Ah, como me senti impactado com o livro! Como me dei conta da responsabilidade que eu teria, quando me formasse. E como quis me sentir com o mesmo compromisso que aquele autor exprimia naquelas páginas...


A figura de Contardo Calligaris me acompanhou na graduação, na pós graduação, me acompanha nos dias atuais e continuará a me acompanhar, na minha vida profissional e, também, pessoal!


Uma admiração que perdurou e perdura através da leitura de outros livros ou das suas crônicas na revista Ilustríssima, da Folha de São Paulo ou em suas participações na telinha, seja em programas de TV em vídeos do Youtube... Não é fácil saber que não poderei mais vê-lo em vida...


Apesar de não tê-lo conhecido, quero render aqui a minha homenagem e o meu muito obrigado por ter sido uma fonte de inspiração e de admiração para mim! Por ter sido uma pessoa que, ao meu olhar, sempre primou pela constante busca do saber.


Uma que, apesar de gigante em seus campos de atuações, sempre me pareceu não se deixar aprisionar pela vaidade ou pela prepotência, sem se deixar achar o dono da verdade. Uma pessoa que discursava a idéia de estar em constante aprendizado... Um constante buscador do saber que até mesmo em seu leito de morte pronunciou "esperar estar a altura".


Calligaris, como diz o ditado: quero ser você quando crescer! Vai com os anjos, vai em paz!


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725 

Atendimento on line



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário