Templo de Debod: um tesouro milenar egípcio em plena Madrid

Templo de Debod: um tesouro milenar egípcio em plena Madrid!


Que Madrid é uma cidade vibrante, imponente e encantadora, todos que a conhecem já sabem. Mas, o que nem todos tem conhecimento é que a capital espanhola tem em seu coração uma jóia milenar de uma das civilizações mais importantes da história humana na Terra: o templo de Debod.




Construído no século IV antes de Cristo, na cidade de Debod, Egito, o monumento foi um presente do governo egípcio para a Espanha e chegou a Madrid em decorrência da ajuda que foi dada no salvamento dos templos de Abul - Simbel, que corriam o risco de serem inundados pelas águas do Nilo, por conta da construção da barragem de Assuã. Os prédios foram transferidos para o sul do país africano, próximo da fronteira com o Sudão e, com isso, os monumentos históricos foram devidamente preservados.






Vale pontuar que a construção da represa de Assuã colocou em risco diversos prédios milenares, levando a UNESCO intervir para que eles não fossem inundados e destruídos. A organização solicitou, então, auxílio tecnológico e financeiro a diversos países na época. Como agradecimento pela ajuda, o Egito doou, ao todo, quatro templos para diferentes nações: Espanha, Itália, Países Baixos e Estados Unidos.


No ano de 1968 o Templo de Debot foi transferido para a Espanha e foi trazido, assim pedra por pedra da construção ao país. Após a chegada de todos os elementos da edificação, iniciou-se um complexo trabalho de reconstrução e restauração que ficou concluído no ano de 1972. Em seu interior foi instalado um ar condicionado quente para manter a atmosfera climática de Núbia (região do Vale do Nilo que é atualmente partilhada pelo Egito e Sudão) e para a representação do rio que margeia a localidade, construiu-se um lago que se estende ao longo dos três portais do templo.

 photo perfumariav_zpsvuft1vuu.png

Ele é um dos poucos exemplares arquitetônicos da cultura núbia-egípcia no mundo e o único de toda a Espanha, o que já torna a visita algo obrigatório para quem tem o desejo de aprofundar conhecimentos sobre a cultura milenar do Egito. Todo o interior do templo está aberto para visitação e nele podem ser vistos objetos originais, além da possibilidade de se conhecer a fundo a história do incrível espaço e de suas funções no império egípcio.





O Templo de Debod está localizado na Calle de Ferraz, no Parque del Oeste, bem próximo da Plaza de Espanha e do Palácio Real; dois dos maiores pontos turísticos da capital espanhola, o que faz com que a visitação ao local seja simples e prática, até mesmo para um viajante com menos tempo de permanência na cidade.



Os horários de abertura variam de acordo com as épocas do ano: entre 1 de abril e 30 de setembro, as visitas acontecem de terça a sexta das 10h às 14h e das 18h às 20h. Entre 1 de outubro e 31 de março, as visitas podem ser feitas de terça a sexta das 9:45h às 13:35h e das 16:15h às 18:15h. Aos sábados e domingos só abre das 10h às 14h. Vale ressaltar que a entrada é gratuita e que ali está o pôr do sol mais bonito de Madrid. É um lugar imperdível e, ao mesmo tempo, econômico.


Querendo obter maiores informações sobre Madrid e  impressionante Templo de Debod, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para sua viagem dos sonhos, pode me procurar no meu e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário