Sobre o Parque da Cidade de Niterói e o pôr do sol mais bonito do mundo

Sobre o Parque da Cidade de Niterói e o pôr do sol mais bonito do mundo


"O melhor de Niterói é a vista que se tem da Cidade Maravilhosa"! Essa frase brincalhona proferida por dez entre dez cariocas tem seu fundo de verdade... É evidente que o município tem seus próprios encantos e lugares excepcionais para ser conhecidos, mas, a vista privilegiada que se tem da capital do estado é uma motivação extra para para todos que visitam essa bela e simpática metrópole, que vez por outra figura entre os melhores índices de qualidade de vida no pais... São muitos os ângulos e panoramas avistados do Rio de Janeiro a partir de "Nikiti" e, de todos eles, um merece destaque especial: o Parque da Cidade! 




Localizado no bairro de São Francisco, no cume do morro da Viração, a aproximadamente 270 metros de altura, o parque, que é também uma área de proteção ambiental com mais de 150 mil metros quadrados de mata atlântica, possui algumas das trilhas mais famosas da cidade (entre elas a do Pai Inácio), atraindo assim, amantes de práticas esportivas em geral para o lugar. Trilheiros, corredores, ciclistas, praticantes de asa delta e parapente, entre outras atividades, procuram o espaço para aproveitá-lo ao máximo. E não para por aí: até mesmo pessoas sem habitos esportivos procuram o lugar para apreciar a vista, relaxar, namorar ou até mesmo lanchar ou bebericar.


A base do parque em si não é muito grande: um escritório administrativo para informações, um espaço para exposições (com bebedouro e banheiros) e mapa do parque, um café bistrô com uma vista espetacular para a mata, praia de São Francisco, Charitas, Baía de Guanabara e as montanhas da Zona Sul carioca, parquinho infantil, ruínas de uma edificação portuguesa do século XVI, duas pistas para vôos livres, com mirantes voltados para o Rio de Janeiro e a região oceânica de Niterói, além de um pequeno estacionamento e nada mais.


Mas, o que a base tem de pequena, a visão que se tem do lugar é estupenda! Paisagens com ângulos perfeitos, tanto das regiões praianas de Niterói, como da Cidade Maravilhosa fazem uma longa permanência ali valer a pena e não tem como expressar ou traduzir o que é contemplar a vista que se tem naquele espaço. Fotos ou vídeos não traduzem com exatidão, nem com justiça o esplendor do cenário!

 photo Sem ttulo_zps8ipv2s29.png




O mar da baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, além de outros morros de Niterói e outras montanhas da Floresta da Tijuca compõem um cenário único no mundo, que nenhum outro lugar consegue superar! Não tem Lençóis Maranhenses, não tem Salvador, não tem Amazônia, não tem Toscana, não tem Veneza, não tem Paris, não tem nenhum outro destino que consiga bater a paisagem e o pôr do sol avistados no Parque da Cidade de Niterói!



Sem medo de errar, a afirmação de que estamos diante do maior espetáculo de pôr do sol no mundo é justa e sem exageros! Se você não acredita, basta agendar um dia para conferir com os próprios olhos o quanto a natureza foi generosa para com o Rio de Janeiro e Niterói! Ah, e o melhor, de tudo: avistar e contemplar as exuberâncias panorâmicas niteroienses e cariocas da é totalmente grátis; não se paga nenhum centavo para usufruir deste privilégio!

Uma das vistas que se tem da estrada que dá acesso ao parque.

O Parque da Cidade de Niterói está localizado no alto da Estrada da Viração (horário de funcionamento: 7h as 18h, mas, no horário de verão, fecha as 19h, podendo-se permanecer nele alguns minutos depois do pôr do sol) e não há transporte público que chegue até a sua base. O acesso mais conhecido é feito subindo a rua N. Sra de Lourdes, nas proximidades da Praça Don Oriane e pode ser feito a pé, de bicicleta, carro ou van. Para os mais dispostos ou os que não dispõem de condução para chegar até o topo, vale alertar que a subida é bem íngreme e cansativa, mas, cada gota de suor escorrida vale a pena... Depois que se chega é só relaxar e aproveitar a paisagem mais bonita do mundo!

Vídeo do pôr do sol no Parque da Cidade

Querendo obter maiores informações sobre as belezas do Parque da Cidade e de Niterói, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para a viagem dos seus sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com  ou na minha fanpage (Jansen Terapeuta pelo Mundo). Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário