Braga (Portugal) e o deslumbrante santuário Bom Jesus do Monte

Braga (Portugal) e o deslumbrante santuário Bom Jesus do Monte






Por conta de suas muitas igrejas, Braga é conhecida como Roma portuguesa e ao visitar a vila histórica da cidade, o visitante já percebe o motivo: é possível vislumbrar praticamente uma igreja em cada esquina. Ela é a cidade na qual está a mais antiga catedral de Portugal, a Sé de Braga, com uma riquíssima arquitetura e uma história que aponta para o ano de 1070 (o melhor registro que se tem da basílica é do ano citado e aponta para uma restauração, o que significa que sua origem é anterior a referida data).

A Entrada do Santuário

50 Off 728x90

Embora os vestígios de habitação em suas terras sejam de milhares de anos, a fundação oficial de Braga se deu em 16 a.C, no império romano e ela recebeu o nome de Bracara Augusta, numa homenagem ao imperador Augusto (isso lhe confere o título de cidade mais antiga de Portugal). Nela podem ser encontrados vestígios do domínio do império romano, do reino suevo, além de uma grande influência dos moiros, que mantiveram poderio sobre a região entre os séculos VII e X.

Igreja do Bom Jesus do Monte


Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Tais atributos já fazem dela uma cidade super interessante e com muita coisa para ser vista e aprendida, mas, o que realmente vira destaque para grande parte daqueles que querem conhecê-la são suas inúmeras igrejas e sua vocação para o turismo religioso... É em nome da fé que Braga ganha seus maiores predicados e o interesse nesse tipo de turismo é tanto que a cidade tem um templo que atrai verdadeiras multidões para conhecê-la: o Santuário Bom Jesus do Monte!

Altar da Igreja do Bom Jesus do Monte

Europa 728x90

A história deste lugar, que é o segundo templo católico mais visitado do país (perdendo apenas para o Santuário de Fátima) remonta do século XIV, com a construção de uma ermida no alto do monte. No século XV o local já havia conquistado um status de local sagrado e de peregrinação, o que culminou na construção de uma segunda capela. Algumas outras foram construídas com o decorrer do tempo e em 1722 iniciou-se um grande projeto que resultou no atual santuário, que teve sua primeira pedra colocada no ano de 1784.

Escadaria do Santuário

_Promo USA 728x90

São ao todo 581 degraus a serem subidos e neste percurso se encontram várias capelas que contam a história da via Crucis e do sofrimento de Jesus no caminho e na crucificação. Estão ali as famosas escadarias, esculturas de grandes nomes bíblicos e de símbolos das bem aventuranças do cristianismo. Também serão encontradas fontes, imagens, azulejos e um enorme bosque cercando toda a região do  santuário! E para brindar o visitante pela subida dos muitos degraus do percurso, ele é presenteado com toda a beleza e encantamento da basílica de Bom Jesus do Monte e dos demais prédios que estão no topo da montanha.


Kiss me Balm 728x90

Mas, não há necessidade de se assustar, apesar dos muitos degraus, a subida é tranquila e, como existe muita coisa apara ser apreciada e contemplada, o esforço passa desapercebido e a impressão que se tem é de um passeio simples, que não deixou muito cansaço... Mas, os mais preguiçosos ou impossibilitados de subir a incrível escadaria não precisam se preocupar, pois o santuário dispõe de um simpático teleférico que leva o visitante até ao topo do monte por módicos 2 euros (ida e volta).

A vista que se tem do alto do Santuário

Banner Futebol 728x90

A entrada na igreja é gratuita e ao redor dela estão dois belos hotéis, lojinha de souvenires, cafeteria, um lindo parque com trilhas e uma vista de tirar o fôlego. Fica como dica a visitação ao santuário na parte da tarde para aproveitar um belíssimo pôr do sol. É impossível sair dali sem se sentir tocado, seja por toda a beleza arquitetônica e natural do lugar, seja pela aura espiritual que ali circula. Passeio lindo, inesquecível, impactante e enriquecedor para a alma!

Um dos pátios do Santuário


Querendo obter maiores informações sobre Braga e o Santuário de Bom Jesus do Monte, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, e precisando de consultoria para a sua viagem dos sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento







Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário