Berlim e sua Topografia do Terror: um esmiuçar sobre a história do nazismo!

Berlim e sua Topografia do Terror: um esmiuçar sobre a história do nazismo!


De todas as cidades europeias que conheci Berlim foi a que mais me despertou emoções: nazismo, comunismo, tradição, modernidade, cultura, liberalidade e tolerância são alguns dos nomes e adjetivos que a representam ou fizeram parte dela em algum momento de sua história...







Assim como qualquer outra grande metrópole da Europa Ocidental ela é histórica, bonita, organizada, limpa e com uma infinidade de ótimas coisas para se fazer... Ela é vibrante, pulsante, relativamente mais barata que outros destinos famosos e tem um dos povos mais belos do Velho Continente.



Não dá pra sair de Berlim sem encantamento ou admiração! E dentro desse turbilhão de sensações que a capital alemã desperta, um dos mais chocantes e impactantes está no seu Museu Topografia do Terror...



Trata-se de um espaço que remonta o passo a passo da história do nazismo; desde o seu surgimento, passando por sua ascensão, manutenção como regime oficial da república alemã e sua queda. O local está instalado no terreno onde funcionava os prédios da Gestapo e das SS (Schutztaffel), principais órgãos de repressão do regime nazista.


As primeiras exposições aconteceram em 1987, por conta da comemoração do 750º aniversário de Berlim, sendo realizadas a céu aberto, já que as edificações foram destruídas em 1945, durante o ataque aéreo à cidade e as ruínas derrubadas com o final da guerra e a queda do regime.




Uma parte do subsolo da sede da Gestapo foi encontrada, escavada e transformada em memorial e museu ao ar livre, detalhando a história da repressão do domínio nazista. Em 1992 foi criada uma fundação para cuidar do espaço e em 2004 iniciou-se a construção de um edifício (concluído em 2010) para sediar e cuidar de todo o acervo deste período tão triste e obscuro da história da humanidade. 


A entrada no museu é gratuita e nele é impossível não se sentir transferido pela dor que o nazismo ocasionou a milhões de pessoas... Interessante, também, é ver no local grupos de estudantes alemães que vão ali para ver de perto o que talvez seja o pedaço mais tenebroso da história de seu país e perceber neles o mesmo impacto sentido por nós desta herança tão triste do passado de sua nação...



Mais impactante ainda é perceber uma nação que não tem medo de expor as chagas do seu passado, assumir os erros cometidos e escancarar corajosamente até que ponto ponto pode-se chegar quando o homem deixa prevalecer o pior que existe dentro dele... É uma experiência única que dá ao visitante a experiência de adentrar na história tenebrosa do nazismo de uma forma honesta, nua e crua, sem cortes e sem censuras.





Passando por Berlim, aproveite ao máximo essa cidade sensacional  e coloque no seu roteiro a Topografia do Terror... Com toda certeza será uma experiência e tanto! Ah, e querendo saber mais sobre a capital alemã ou sobre esse impressionante museu, pode me perguntar que eu conto tudo! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário