Barreirinhas (Lençóis Maranhenses): algumas dicas e informações

Barreirinhas (Lençóis Maranhenses): algumas dicas e informações


Chegar até este pedaço de paraíso na terra, que é a região dos Lençóis Maranhenses, não é uma tarefa complicada quando o destino de base é o município mais procurado da localidade. Justamente por isso, vou me focar na cidade de Barreirinhas, a de maior infraestrutura e com melhor acesso. Na maioria das vezes, tudo começa na cidade de São Luiz do Maranhão, mas, há quem venha também de Fortaleza ou até mesmo de Teresina, curtindo o circuito da rota das emoções...




Vindo da capital maranhense, a melhor opção e, obviamente, a mais cara de todas é o serviço de táxi aéreo, que pode levar o visitante até uma das cidades bases em aproximadamente uma hora, mas,  como infelizmente, essa não é a realidade da maioria, por conta do alto valor que se é desembolsado, o principal meio de locomoção é a malha rodoviária.


Pessoas comuns, como eu, utilizam o ônibus intermunicipal (que leva o passageiro em aproximadamente 5h horas de viagem), vans coletivas ou táxis (individuais ou coletivos), que diminuem o mesmo trajeto do ônibus em 1:00 / 1:30h. Há ainda os que alugam carro, para ficar mais a vontade no seu deslocamento, porém, particularmente, não vejo a necessidade deste desembolso, uma vez que a maior parte dos passeios na região dos Lençóis é feito em conduções de agências ou  de nativos conhecedores da área.


As hospedagens não costumam ser muito caras; tudo naquelas bandas é regido pela simplicidade, mas, apesar disso, há muitas opções confortáveis e luxuosas, que podem te deixar o visitante bastante a vontade em sua estadia. Vale alertar que boa parte das opções mais requintadas (e mais caras) ficam um pouco mais distante do Centro da cidade.


Minha sugestão é a escolha de hotéis e pousadas que estejam próximas do Centrinho. Assim como qualquer cidade do interior, as opções de transporte público em Barreirinhas são escassas e, estando distante do Centro, você estará a mercê da utilização de táxis ou mototáxis durante toda a viagem. Sem contar que a orla do Rio Preguiças é uma delícia: sentar a qualquer hora num de seus bares ou restaurantes para aproveitar a culinária local, bebericar ou simplesmente caminhar sem destino, vale muito a pena.


Como pontuei no primeiro texto (Sobre os Lençóis Maranhenses: uma Introdução), a regiao dos Lençóis deve ser apreciada com calma e sem pressa. Nada de muita farra, nem de muitas noitadas! A natureza é a personagem principal e soberana deste lugar! Entre um passeio e outro  ou até mesmo num dia de descanso, dedicado a conhecer a cidade, é muito interessante ver os locais vivendo sua vida num ritmo menos acelerado e melhor aproveitado que o das grandes cidades.


Mas, apesar do ritmo mais lento, isso não significa que não dê para se divertir. Barreirinhas é festeira e algumas casas noturnas fazem a diversão da cidade... Se você quer uma experiência regional, com nativos da cidade, atravesse as dunas do pier e dance muito no Dunas Show (mas, é bom ter cuidado; embora não tenha visto nenhum perigo quando fui, tanto na ida, como na volta, há quem diga que nas dunas ocorrem assaltos) ou então saia do centrinho, pegue um táxi ou mototáxi e caia na gandaia no Maracanã... A diversão é certa!


Caso sua preferência seja por algo mais turístico, curta os barezinhos com música ao vivo do cais ou festas eventuais, realizadas eventualmente em bares ou restaurantes badalados. Uma outra boa pedida é ir no período de festas e festivais tradicionais da cidade (Festas Juninas, Carnaval, Lençóis Jazz e Blues, Vaquejada, Réveillon, entre outros), que deixam a o município ainda mais animado e com mais opções de diversão.


Em Barreirinhas também se come muito bem e mesmo sendo um lugar voltado para o turismo (com muita gente reclamando da carestia dos estabelecimentos), na minha opinião, os preços praticados são bem em conta, quando se leva em consideração os valores praticados em grandes capitais. Para os mais econômicos basta sair do eixo mais turístico que boas opções baratinhas estarão a sua espera. Restaurantes como o Bambu e A Canoa estão entre os preferidos daqueles que não se incomodam em pagar um pouco mais, enquanto o Hot-dog do Jânio e o Restaurante Bela Vista (que estão um pouquinho mais distantes do eixo gastronômico do pier) fazem a festa dos mais econômicos.


Assim como em todo o Nordeste, a cidade é também um oásis para os amantes do artesanato: muitas lojinhas vendendo e apresentando produtos como vasos, bolsas, chinelos, toalhas, chapéus, miniaturas, entre outros, representando a arte maranhense, com as já conhecidas matérias primas da região nordestina como o algodão, couro, madeira e argila. Mas, é com a fibra do guarimã e a palha do buriti que a arte local (bem como do estado do Maranhão) ganha autenticidade e vida própria. Vale a pena trazer sua lembrancinha!





Barreirinhas é mais que um simples destino de partida para os Lençóis Maranhenses! Tem vida própria e pode ser aproveitada de forma plena. É daqueles lugares onde os sapatos e os saltos altos devem ser esquecidos; leve tênis, sandália, chinelo e esqueça das convenções burocráticas do dia-a-dia de uma grande cidade. Tenha uma estadia preguiçosa (no bom sentido da palavra) e curta sem pressa. São muitos os atrativos que merecem ser conhecidos e aproveitados... São lugares de rara beleza que serão revelados, logo, logo, no proximo texto... (Continua)




Querendo obter maiores informações sobre Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para a viagem dos seus sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Unknown
Administrador
11 de maio de 2018 às 09:45 ×

Excelente apresentação, Jansen você sabe conduzir muito bem seu blog. Parabéns!

Responder
avatar
11 de maio de 2018 às 11:14 ×

Muito obrigado Nixon! Faço tudo com muito carinho e quando escrevo, desejo que o meu leitor sinta o mesmo bem estar que tive nos lugares que conheci! Abço.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário