Você tem medo (ou não sabe) de dizer não?

Você tem medo (ou não sabe) de dizer não?



Embora para muitos pareça o contrário, dizer não é também uma prova de consideração para com os outros e para consigo mesmo; é um ato que traduz o autoconhecimento e a assertividade.


Obviamente, não devemos sair dizendo não a tudo e a todos, pois, isso também é muito prejudicial, sendo a tradução do egoísmo e da falta de empatia e, por isso, que se faz importante sabermos os momentos corretos para as nossas negativas.





Muitas vezes, as dificuldades em dizer não estão no medo da rejeição, de não sermos aprovados ou na necessidade sintomática de querer agradar sempre os outros. 


Quando não conseguimos dizer não nos momentos propícios, passamos a falsa impressão de que está tudo bem, mas, na realidade estamos internamente a nos agredir, nos sentindo aprisionados ao desejo alheio e não ao nosso próprio; isso estabelece uma falsa harmonia, que aos poucos vai se tornando um vulcão prestes a entrar em erupção...




Quando não conseguimos dizer não para que os outros fiquem satisfeitos e confortáveis, estamos, na realidade, nos anulando...E isso é um reflexo de não sabermos nos impor e de não nos valorizarmos. 


Ficamos bloqueados para limitar os pedidos, as colocações inconvenientes e isto é um reflexo de insegurança e baixa autoestima... Não saber dizer não afeta e muito a nossa qualidade de vida!


Booking.com


Caso você seja uma pessoa com dificuldade em dizer não, é importante entender quais fatores que te causam esse tipo de comportamento e procurar tomar omar algumas atitudes para não se deixar ser usado por ninguém...

São elas: Estabeleça prioridades; não se sinta culpado; barre a necessidade de querer agradar; cuide de você; seja honesto e educado; tenha em mente que se a pessoa ficar chateada pela negativa, não tem problema, a chateação vai passar; desenvolva a sua inteligência emocional. 


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Esteja atento e não se agrida! Procure o equilíbrio entre os nãos e os sins da sua vida. Pense nisso!


Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento on line
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário