Algumas dicas para se livrar do tradicional desconforto de domingo

Algumas dicas para se livrar do tradicional desconforto de domingo




Não tem jeito... Domingo é aquele dia que incomoda muita gente! E o incômodo só vai aumentando no avançar dia dia. Há, inclusive, quem fique mau humorado, depressivo ou, na pior das hipóteses, apavorado...


Em geral, este é um "mal" normal, que acontece por conta da imprevisibilidade da vida, pela expectativa do que virá pela frente, nos levando a ficar ansiosos, curiosos ou temerosos e, dependendo do nosso estado psicológico, pode gerar sensações leves e breves, sem grande relevância ou, se tornar algo mais sério e doloroso...




É importante ter em mente que, na vida, não temos garantia de nada. Torcemos para que tudo certo e devemos focar em nossos planos, mas, é um fato que tudo o que temos e somos hoje, podemos não ser mais amanhã... 


Sendo, portanto, extremamente significativo pensarmos o quanto devemos valorizar o presente. E por isso, para este caso, as recomendações são: aproveite o seu domingo e se prepare positivamente para a semana que está por vir, mesmo que sua agenda indique dias de turbulência. Lembre-se que tempestades vão embora!


Seguem algumas dicas que podem ser de grande valia para o alívio dos seus domingos e diminuição das expectativas da semana que está por vir:




- Programe atividades prazerosas: tire o domingo para se divertir, principalmente para depois do almoço. Isso ajuda a relaxar e a tirar da mente os problemas da semana vindoura.

- Busque fazer coisas novas: novidades positivas sempre nos deixam mais bem humorados e animados. Tire da gaveta os planos guardados e comece a colocá-los em prática. Isso sempre ajuda a manter a semana mais motivada.

- Foque no presente: se planejar para o futuro é importante, mas, o seu aqui e agora não pode ser menosprezado. Valorizar e utilizar bem o seu presente deixa mais leve e diminui as expectativas negativas para os dias que virão. 

- Organize a sua próxima semana: aos que tem mais dificuldade de se desgrudar das expectativas para os novos dias que estão por vir, uma ótima opção e sentar e se organizar todos os compromissos. Isso diminui bastante a preocupação.

- Entenda o motivo da sua aflição: o que te deixa mais aflito para o início da semana? São as tarefas do seu trabalho? Tem alguma relação com os colegas de trabalho? Tente descobrir o problema e elabore estratégias para solucioná-lo.

- Divirta-se durante a semana: tire pelo menos um dia para fazer algo prazeroso, mesmo que sejam algumas poucas horas. Ter um programa de diversão nos dias de trabalho facilitam e suavizam os compromissos laborais.

- Fique perto de quem você ama: estar cercado por pessoas amadas aumentam a sensação de prazer e dá forças para prosseguir com as rotinas do dia a dia.

- Faça alguma atividade física: praticar exercícios físicos relaxam o corpo e a mente. Procure algo que seja prazeroso e aproveite, mesmo que seja por alguns minutos diários.




Essas dicas costumam ser certeiras e melhoram bastante a qualidade de vida. Contudo, se mesmo assim, você perceba que os sintomas não diminuíram e continuam a te trazer aflições, é hora de buscar ajuda profissional para lidar com estas questões...


Outros problemas podem estar camuflados na síndrome de domingo e por isso, esteja tão difícil o desligamento deste sofrimento. E neste caso, a terapia pode ser a sua solução... Além dela te ajudar a trabalhar os seus traumas e dores, ela também pode te fazer elaborar uma vida mais leve e prazerosa, além te fornecer todos os meios necessários para a criação de novos rumos no seu caminhar...


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Terapia faz bem... Terapia transforma vidas! Lembre-se disso!


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725

Atendimento on line


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário