Reflexão: sobre as heranças de uma família tóxica as próprias responsabilidades na vida adulta

Reflexão: sobre as heranças de uma família tóxica as próprias responsabilidades na vida adulta



E quantos são os que passam a vida toda justificando seus erros, alegando os sofrimentos e dores da infância e da vida adolescente, causados pela família?


Sim, há muito de um pai, de uma mãe, de um irmão e de outros parentes tóxicos em pessoas que sofreram violências, sejam físicas ou psicológicas e até mesmo abusos, contudo, chega o momento em que assumimos as rédeas das nossas vidas e de podermos sair em busca de mudanças e de transformações.




É claro que em muitos casos, é difícil dar esse primeiro passo, mas, ainda assim, a oportunidade de refletir e de trabalhar tantas questões que feriram e machucaram estará sempre aguardando o momento em que o indivíduo parará para pensar nas amarras que uma herança tóxica familiar está a interferir na sua vida.


E você, que está a sofrer e a alimentar as mágoas do seu passado, talvez sem nunca ter parado para pensar na necessidade de trabalhá-las, a oportunidade de reflexão e do processo de mudança, pode ser agora, neste exato momento, com a leitura deste texto...


Portanto, não adianta ficar a acusar os que te fizeram mal e esquecer que você carrega a responsabilidade sobre a sua vida. É você quem coordena a sua estrada e trajetória pessoal. 




E, por mais que tais pessoas tenham se tornado fantasmas do passado, te assombrando, também existem os instrumentos de exorcizá-los e deixar a sua casa psíquica livre, para que você a habite com mais alegria e liberdade...


Como foi dito anteriormente, não é fácil, mas, depende de você! Chega de sofrer! Chega de alimentar dores! Chega de se vitimizar! Chega de se paralisar! Vá a luta e liberte-se! Você pode assumir as rédeas da sua vida! Pense nisso...


E se você tem consciência de que vive preso aos fantasmas do seu passado e não consegue se libertar deles, está na hora de fazer algo para modificar este quadro... A terapia pode ser a solução!


Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br


Terapia faz bem... Terapia transforma vidas! Lembre-se sempre disso!


Psicólogo Jansen Sarmento

CRP: 05/38624

(21) 98337-2725

Atendimento on line

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário