Treze igrejas incríveis do Rio de Janeiro (Parte 1)

Treze igrejas incríveis do Rio de Janeiro (Parte 1)





Destinos turísticos muito procurados e conhecidos têm, em sua maioria, a fama de serem muito caros... É assim com Roma, Paris, Veneza, Nova York, Londres e, claro, não poderia ser diferente com a Cidade Maravilhosa. A maior vitrine do Brasil para o mundo também cobra um preço muito salgado aos seus visitantes que desejam usufruir dos seus encantos. Para turistas que viajam de maneira mais econômica, cada centavo faz muita diferença e quantas mais opções gratuitas ou que cobrem valores simbólicos, melhor!

Os melhores descontos nas passagens aéreas para o Rio de Janeiro estão aqui. Voe Gol!

Uma das visitações mais em conta e bacanas que podem ser feitas em cidades históricas como o Rio, sem gastar nada ou quase nada é a de conhecer suas grandes igrejas. Geralmente, são belíssimas construções arquitetônicas e com grande conteúdo histórico; muitas delas possuem obras de arte de grande valor material e cultural, além de suas incríveis ornamentações, com produtos finos e caros, como ouro, pedras preciosas e semi-preciosas, mármores, granitos, etc.

Sendo, assim, por que não economizar um bocadinho e apreciar tudo o que as igrejas cariocas tem para oferecer? Por aqui, a visitação é gratuita na maioria delas, sem aquela loucura frenética de entrar e sair dos turistas, como em outras cidades que valorizam bem mais os seus templos religiosos, do que nós, cariocas.  Além de uma visitação mais tranquila, quem sabe, não se consegue, assistir a uma missa ou um recital de música clássica num desses incríveis santuários.

Os melhores hotéis do Rio de Janeiro, você encontra aqui: TripAdvisor!


Selecionamos algumas das igrejas mais emblemáticas da cidade, para que os interessados possam adentrar neste universo...

Igreja de N. Sra. da Candelária


Apelidada pelos cariocas simplesmente de Igreja da Candelária, talvez seja a igreja mais querida da cidade e uma das mais conhecidas do Brasil. Está localizada num dos pontos mais centrais da cidade, além de estar no entorno de grandes espaços culturais do Centro Histórico Carioca. Embora não se tenha uma data correta sobre sua construção, acredita-se que sua construção inicial se deu por volta do ano de 1609. Contudo, sua inauguração aconteceu no ano de 1811, ainda inacabada. Sua cúpula foi trazida de Lisboa, sendo adornada por oito estátuas de mármore, os portões são esculpidos em bronze e o interior é revestido de mármore branco, rosa, verde e amarelo. Segundo estudiosos, sua fachada está entre as mais belas do mundo. Foi palco de um dos episódios mais sangrentos da história do Rio de Janeiro (a chacina da Candelária) e tem vislumbrado grandes momentos de transformação da metrópole. Além das missas, existem grandes apresentações de música clássica que encantam o publico. 

Endereço: Praça Pio X, S/ N., Centro. Horário de Funcionamento: de seg. a sex. 7:30 as 16::00h; sábados de 8:00 as 12:00h e domingos de 9:00 as 13:00h


Igreja e Convento de Sto. Antônio e Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência




Também é uma igreja do século XVII e sua pedra fundamental foi posta no dia 04 de junho de 1608. Ambos estão localizados no alto do Morro de Santo Antônio e, juntos da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que fica ao lado (a fachada simples esconde uma das maiores jóias barrocas do país, com boa parte dos detalhes entalhada em cedro por Francisco Xavier de Brito, que foi mestre de Aleijadinho e revestida com folhas de ouro), formam um dos mais antigos e importantes conjuntos coloniais remanescentes da cidade.Vale pontuar que neste conjunto está a Ordem dos Franciscanos, que chegaram ao Brasil, junto com a comitiva de Pedro Álvares Cabral, celebrando a primeira missa em terras brasileiras e, desde sua chegada, jamais deixou o país.

Endereço: Largo da Carioca, S/N. . Horário de Funcionamento (Igreja de Sto. Antônio): de seg. a sex. 8:00 as 18:00; sábados de 8 as 11:00h; (Igreja de São Francisco) de seg. a sex. 9:00 as 16:00h.


Igreja N. Sra. da Glória do Outeiro



É um dos maiores patrimônios da arquitetura religiosa do país. Segundo a versão mais aceita, sua construção iniciou-se no início do século XVIII (ano de 1714), ficando concluída no ano de 1739. A igreja preserva azulejos do mestre Valentim e para além de um patrimônio arquitetônico é também um patrimônio visual da Cidade Maravilhosa, pois todos que cruzam o Parque ou Aterro do Flamengo conseguem avistá-la em plena harmonia com o cenário paisagístico da cidade. Em seu anexo se encontra um museu de arte sacra. Seu acesso se dá a partir da Rua do Russel ou da Ladeira da Glória.

Endereço: Praça Nossa Senhora da Glória, S/N., Glória. Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h às 17h, sábado e domingo, das 9h às 12h.


Igrejas da N. Sra do Carmo da Antiga Sé e da Ordem Terceira de N. Sra do Monte Carmo






Costumo me referir as duas como igrejas gêmeas, por confundir aos desavisados, se fazendo parecer como uma catedral única. Na primeira ocorreram a sagração de Dom João VI como rei de Portugal, em 1816 e de Dom Pedro I e Dom Pedro II como imperadores do Brasil. Foi a catedral da cidade até o meado da década de 1970. Sua história se confunde com a do Brasil e a mesma foi palco de grandes momentos importantes do Brasil. Ao longo dos anos sua fachada e torre sofreram alterações e seu maior esplendor está em seu interior, com um magnífico trabalho de talha dourada de feição rococó que cobre a capela-mor, arco-cruzeiro, capelas laterais, nave e teto. A segunda, que foi inaugurada em 1770 é uma das poucas igrejas da cidade que tem sua fachada toda revestida de pedra. Foi construída em estilo barroco e rococó, possui seis altares que representam os passos da Paixão de Cristo. Dentro de sua capela a quantidade de ouro impressiona e um dos alteres foi erguido pelo mestre Valentim.

Endereços: Antiga Sé: Rua 7 de Setembro, 12, Centro, Horário de Funcionamento, seg. a sex., de 7:00h às 16:00h; sábado e domingo, das 9:00h às 12:00h - Ordem Terceira do Carmo: Rua Primeiro de Março, 14, Centro. Horário de Funcionamento: Seg. a Sex. 8:00 as 18:00h; sábado e domingo: de 08:00 as 11:00h.






Igreja de N. Sra. da Penha




Erguida no alto de uma pedra, ela é famosa pelos seus 382 degraus, onde milhares de fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. Muito querida pelos cariocas, é considerada um santuário pelos católicos e está entre as igrejas mais queridas e populares da cidade. Segundo historiadores, ela é foi a segunda erguida no Brasil em homenagem à santa e sofreu por demolições e transformações ao longo dos séculos (a primeira capela foi erguida no ano de 1635) e no ano de 1925 houve a última grande intervenção onde a igreja assumiu seu contorno que é visto nos dias atuais. Ao longo das décadas, reformas foram realizadas para deixar a Igreja ainda mais acessível e cômoda para os fies e turistas, entre eles, uma concha acústica com ótima estrutura para eventos culturais e um novo funicular que dá acesso ao templo religioso com capacidade para transportar até 500 pessoas por hora.

Endereço: Estrada da Penha, 19, Penha. Horário de Funcionamento: seg a dom. 6:00 as 22:00h


Muita história ainda tem para ser contada e outras grandes igrejas, famosas e emblemáticas, da cidade serão apresentadas... O Rio de Janeiro é uma metrópole histórica, cultural e com muitos encantos e não seria diferente com seus belíssimos prédios religiosos!



Jansen Sarmento




Você está recebendo ofertas de um parceiro CVC  |  Ver online  |  Descadastrar-se
CVC Viagens PACOTESPASSAGENSHOTÉISRESORTSCARROSPROMOÇÕES
Conheça os melhores resorts. Diárias com preços incríveis a partir de 206 reais.
Último dia da quinzena de Aniversário CVC. Pacotes a partir de 1088 reais. Festival de Passagem com destinos a partir de 260 reais com taxas inclusas.
Ofertya Surpresa. Descubra.
Disponível nas LOJAS, AGENTES AUTORIZADOS e no SITE
Temos mais de 1000 lojas para você fazer sua compra, além de agentes autorizados e nosso site.
Nas lojas, agentes autorizados e pela internet, você encontrará os mesmos preços e promoções.
Escolha a forma mais conveniente e garanta hoje sua viagem!
ENCONTRE UMA LOJA COMPRE NO SITE
Acompanhe nossas redes sociais Seja um Franqueado
Facebook Twitter Instagram Youtube Google Plus Pinterest Foursquare
Condições das ofertas: Preço por pessoa com hospedagem em apartamento duplo. Os lugares são limitados. Consulte locais e datas de saída, valores e detalhes no site. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajustes e mudanças sem aviso prévio. Fotos ilustrativas. Para os pacotes turísticos os valores das ofertas são por pessoa e com base em acomodação dupla com referência para saídas de São Paulo. Os valores podem variar de acordo com a cidade de origem, com o tipo de apartamento escolhido, com o câmbio do dia e não incluem as taxas de embarque. As vagas são limitadas. Preços, datas de saída e condições de pagamento estão sujeitos a reajustes e mudanças sem aviso prévio. Para consultar outras datas de saída, destinos e informações, confira o menor preço disponível para sua localidade.*Todos os valores dos pacotes CVC são publicados já incluindo taxa de serviço, ISS e todos os outros impostos governamentais. Não estão incluídos impostos sobre serviços extras adquiridos no destino, taxas de turismo cobradas por algumas cidades e taxas de embarque cobradas pelos aeroportos.

Segurança e privacidade: Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu em um dos sites parceiros da www.cvc.com.br. Este é um e-mail promocional, enviado pela empresa parceira, não pelo anunciante diretamente. No entanto, após requisitar o cancelamento, poderá levar até sete dias para processar a sua solicitação. Caso não queira mais receber e-mails desse conteúdo, envie um e-mail para o endereço que enviou a mensagem, ou procure o link de descadastramento (opt out) do parceiro.

Caso haja diferença de preço ou descrição do produto, serão válidas as condições apresentadas no site www.cvc.com.br.
Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajustes e mudanças sem aviso prévio. Fotos ilustrativas.




CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | Rua das Figueiras, 501 - Bairro Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370

Conheça aqui nossa política de privacidade.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário